
São Paulo — InkDesign News — A Glid Technologies, especializada em soluções autônomas para o transporte de cargas, anunciou, no terceiro trimestre de 2025, o lançamento do GliderM, um veículo híbrido-elétrico para operações no setor rodoviário e ferroviário, após captar US$ 3,1 milhões em uma rodada de funding.
Tecnologia aplicada
O GliderM foi desenvolvido para automatizar o movimento de containers de 20 pés diretamente de vias rodoviárias para ferroviárias, eliminando a necessidade de terminais e equipamentos de transbordo, o que pode resultará em significativa economia de custos.
Esse sistema é composto por um veículo autônomo de modo duplo, projetado para operar tanto nas estradas quanto nas ferrovias. O GliderM integra tecnologias avançadas, incluindo propulsão híbrida elétrica e uma plataforma de orquestração logística chamada EZRA-1SIX, que possibilita operações em tempo real e autonomia multimodal.
Desenvolvimento e testes
As operações de teste do GliderM serão realizadas em ambientes de complexidade elevada, como portos congestionados e terrenos difíceis em estados como Califórnia e Washington. A Glid Technologies aplicará protocolos rigorosos de validação, incluindo métricas de eficiência energética e tempo de resposta nas operações de carga e descarga.
Kevin A. Damoa, fundador e CEO, declarou:
“Estamos criando a infraestrutura logística do futuro—autônoma, resiliente e segura.”
(“We’re building the logistics infrastructure of tomorrow—autonomous, resilient, and secure.”)— Kevin A. Damoa, CEO, Glid Technologies
Impacto e aplicações
O impacto do GliderM promete transformar a primeira milha de movimentação de cargas, que historicamente representa um gargalo no transporte ferroviário e rodoviário. A eliminação de transbordos irá otimizar o fluxo contínuo de frete e reduzir as ineficiências logísticas comuns.
Jordan Kretchmer, sócio sênior da Outlander VC e membro do conselho da Glid, enfatizou a relevância dessa inovação:
“A primeira milha da nossa cadeia de suprimentos não evoluiu desde o advento da ferrovia; é o maior gargalo para mover mercadorias.”
(“The first mile of our supply chain hasn’t evolved since the advent of rail; it’s now the biggest bottleneck for moving goods.”)— Jordan Kretchmer, Outlander VC
A estrutura de negócios da Glid segue o modelo “robots-as-a-service”, prevendo uma utilização flexível da frota de Gliders em diferentes localidades do país, atendendo tanto o segmento comercial quanto o setor de defesa.
Os próximos passos envolvem o avanço nas capacidades da plataforma Rāden e a expansão das operações em colaboração com portos, operadores ferroviários e agências governamentais, destacando a posição da Glid no vanguardismo tecnológico do setor.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)