- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Gen-Z e redes sociais impulsionam revival do cinema indie

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A pandemia de Covid-19 causou um impacto significativo na indústria cinematográfica, levando muitos cinemas independentes à falência, enquanto aqueles que sobreviveram agora enfrentam um renascimento impulsionado pela geração mais jovem e o acesso facilitado à sétima arte.

Contexto e lançamento

Os cinemas atravessaram um momento crítico durante a pandemia, com restrições de distanciamento social que comprometeram o modelo de negócios tradicional. O setor começou a se recuperar de forma gradual após a queda drástica de visitas em 2020. Os dados mostram que, embora a frequência nas salas ainda não tenha retornado aos níveis de 2019, o aumento da venda de ingressos nos cinemas independentes, especialmente entre os jovens, indica uma mudança positiva e um novo panorama para a exibição cinematográfica.

Design e especificações

O cinema residente de Bristol, o Watershed, exemplifica essa mudança; a porcentagem de ingressos vendidos para menores de 25 anos aumentou de 19% em 2021 para 27% em 2024. Este fenômeno se deve, em parte, à facilidade de acesso a filmes clássicos e independentes pela internet, cuja experiência de visualização em grandes telas parece estar atraindo os jovens novamente. Como afirma um programador: “os jovens espectadores são ‘bastante aventureiros com seu gosto, especialmente no que diz respeito a filmes mais antigos e relançamentos’”.

Repercussão e aplicações

A ascensão das plataformas digitais como Netflix e Letterboxd tem sido um dos motores desse renascimento. Muitos jovens relatam que, após assistirem a um filme, instantaneamente verificam notas e críticas na plataforma Letterboxd. Uma jovem de 22 anos mencionou: “Nós somos viciados em Letterboxd. Essa é a primeira coisa que faço após um filme.” Esses novos hábitos de consumo reforçam a noção de que a experiência cinematográfica ainda é valiosa, especialmente em um ambiente livre de distrações digitais, como apontou Sophia Crothall, de 23 anos: “É bom desligar. Não toco no meu telefone o tempo todo que estou no cinema. Em casa, provavelmente estou rolando.”

Observando o cenário nos Estados Unidos, a recuperação nas vendas de ingressos também aponta para uma possível tendência semelhante. Dados da Box Office Mojo revelam que os ingressos vendidos passaram de $2 bilhões em 2020 para cerca de $7 bilhões em 2022, com um leve crescimento em 2023. Oportunidades geradas por lançamentos de prestígio e uma nova empatia pela experiência do cinema a partir da paz que proporciona podem ser um trampolim para uma recuperação total.

O futuro parece promissor para os cinemas independentes, que têm o potencial de solidificar seu lugar no coração de uma geração que, devido ao seu envolvimento com as redes sociais, redescobriu a magia da experiência coletiva de assistir a filmes.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!