- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
AI, ML & Deep Learning

Gemini do Google provoca debate sobre impacto em machine learning

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Um estudo recente da Google sobre os modelos Gemini revelou importantes métricas de consumo energético relacionados a machine learning, levantando questões sobre o impacto ambiental dessas tecnologias em larga escala.

Arquitetura de modelo

O modelo Gemini utiliza TPUs (unidades de processamento de tensor), equivalente a GPUs, para processamento de texto e está preparado para lidar com tarefas de processamento em larga escala. O relatório da Google mede especificamente o consumo de energia durante o serviço, considerando não apenas os TPUs, mas também a energia dos CPUs e DRAM, uma abordagem incomum no setor.

A exposição da Google é notável pela inclusão da energia de CPU e DRAM, o que é, infelizmente, incomum na indústria.
(“Google’s paper stands out because of the detail behind it. They included CPU and DRAM, which is unfortunately uncommon.”)

— Autor do Estudo, Google

Treinamento e otimização

A documentação da Google apresenta dados sobre o consumo de energia de 0,24 Wh por prompt, o que totaliza cerca de 2,62 kWh ao longo de um ano, considerando 30 prompts diários. As comparações com o uso de eletrodomésticos, como a máquina de lavar louça, ajudam a contextualizar essas métricas. No entanto, o impacto total ainda é incerto devido a questões de treinamento e armazenamento de dados que não foram abordadas.

Um passo a mais é sempre bem-vindo, especialmente se comparado com medições menos detalhadas que têm predominado.
(“Something is better than nothing. It is a big step forward from back of the envelope measurements.”)

— Autor do Estudo, Google

Resultados e métricas

O debate sobre o impacto ambiental das IA continua a crescer, com a Google enfatizando o consumo de água de 0,26 mililitros por prompt. Embora os números pareçam pequenos em contexto isolado, a falta de perspectiva abrangente suscita críticas. Os dados omitem informações sobre o tráfego de rede e os dispositivos finais, que também contribuem para as emissões.

O impacto acumulado dos serviços de LLM da Google ainda não é totalmente claro, o que gera uma reflexão sobre a real contribuição para a pegada ambiental da empresa.
(“It lacks accumulative figures – ideally we would like to know the total impact of their LLM services and what percentage of Google’s total footprint they account for.”)

— Analista Ambiental, Setor de Tecnologia

Com as recentes publicações sobre o impacto ambiental de IA por Google, OpenAI e Mistral, há um movimento crescente em direção à transparência nesse segmento. Futuras análises devem considerar esses fatores para uma compreensão mais total do impacto das tecnologias de aprendizado profundo.

Fonte: (Towards Data Science – AI, ML & Deep Learning)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!