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Educação

Gastos com bets atrasam formação de 34% dos jovens em 2025

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Brasília — InkDesign News — Um estudo da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes) revela que as apostas online estão impactando o acesso à educação superior, afetando 34,4% dos apostadores que precisam interromper esses gastos para iniciar a graduação em 2026.

Contexto educacional

O levantamento, intitulado O Impacto das Bets 2, foi realizado em março de 2025, com mais de 11 mil entrevistas, resultando em 2.317 respostas completas. Entre os jovens entre 18 e 35 anos, 85% são homens, e 85% estão empregados. A pesquisa destaca que 79% dos apostadores dependem do salário do trabalho como principal fonte de renda. A análise também aponta que 14% dos apostadores já matriculados no ensino superior atrasaram mensalidades ou trancaram o curso devido aos gastos com apostas, o que coloca em risco a continuidade de seus estudos.

Políticas e iniciativas

A Abmes ressalta a necessidade de intervenções multissetoriais para mitigar os efeitos das apostas no acesso à educação. O diretor-geral da Abmes, Paulo Chanan, defende que “o enfrentamento ao impacto das bets deve se dar com responsabilidade e dados, promovendo discussões em fóruns educacionais e políticos”. Entre as iniciativas propostas, estão campanhas educativas sobre os riscos da aposta excessiva e a necessidade de regulação no setor.

“Isso indica que o fenômeno está se aprofundando e afetando, principalmente, os jovens das classes C e D.
(“This indicates that the phenomenon is deepening and mainly affecting young people from classes C and D.”)

— Paulo Chanan, Diretor-Geral, Abmes

Desafios e perspectivas

O estudo aponta que, em 2026, quase um milhão de potenciais alunos podem não efetivar a matrícula em instituições de ensino superior privado devido aos comprometimentos financeiros causados pelas apostas online. Além disso, 28,5% dos entrevistados afirmaram ter deixado de frequentar restaurantes e atividades sociais, enquanto 20,9% suspenderam investimentos em cursos e aprendizado. Essas estatísticas evidenciam um cenário desafiador para a educação superior no Brasil, que começa a enfrentar um novo concorrente por parte dos investimentos dos alunos.

“No longo prazo, o dado mais preocupante é a projeção para 2026: quase 1 milhão de potenciais ingressantes na educação superior privada podem não efetivar a matrícula devido ao comprometimento financeiro com apostas e jogos online.”
(“In the long term, the most worrying figure is the projection for 2026: nearly 1 million potential entrants to private higher education may not enroll due to financial commitments to online betting and games.”)

— Paulo Chanan, Diretor-Geral, Abmes

Assim, o setor educativo irá enfrentar importantes desafios, sendo crucial a implementação de políticas que abordem tanto a regulação das apostas quanto a conscientização dos jovens sobre seus impactos.

Fonte: (Agência Brasil – Educação)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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