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Cultura Tech & Geek

Fundadores do estúdio de Subnautica 2 processam empresa

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São Paulo — InkDesign News — O cenário dos games enfrenta mais uma polêmica, desta vez relacionada ao aclamado Subnautica 2. A disputa entre os cofundadores do estúdio Unknown Worlds e a publisher Krafton resultou em um processo judicial que pode impactar significativamente a dinâmica do setor.

Lançamento e features

O jogo, bastante aguardado pelo público, tem seu lançamento antecipado para 2026 devido a uma série de conflitos internos. Segundo o processo, a Krafton buscou atrasar o lançamento inicial para evitar um pagamento de $250 milhões relacionado ao desempenho de vendas do título. Informações do processo afirmam que a Krafton havia prometido não interferir nas operações do estúdio, especialmente na liberação de recursos para o desenvolvimento de Subnautica 2. Um dos trechos chave do processo destaca: “Krafton jogou suas promessas pela janela e retirou o jogo das mãos de seus criadores e da comunidade” (“In the name of its bottom line, Krafton has thrown its promises out the window and ripped the game from the hands of both its creators and its community”).

“Krafton não estava focada em um lançamento bem-sucedido, mas sim em como convencer a Unknown Worlds a atrasar o jogo.”
(“Instead on how it could convince Unknown Worlds to delay the game.”)

— Charles Cleveland, Cofundador, Unknown Worlds

Recepção e audiência

A expectativa para Subnautica 2 é alta, com o jogo listado entre os mais desejados no Steam. Contudo, a controvérsia atual lançou um clima de incerteza entre os fãs e a equipe de desenvolvimento. O público está dividido, com discussões acaloradas sobre boicotes em plataformas como Reddit, onde a comunidade tenta fazer sentido do ocorrido. Relatos indicam que os desenvolvedores ainda buscam entregar um produto que atenda às expectativas de qualidade dos jogadores, enquanto lidam com os desafios administrativos.

Tendências e mercado

O mercado de games continua a navegar desafios de gestão e integração após aquisições. O caso de Krafton e Unknown Worlds exemplifica como acordos financeiros podem impactar não apenas o estúdio, mas toda uma base de fãs. O processo judicial menciona uma série de promessas não cumpridas pela Krafton, refletindo as complexidades da relação de publisher e desenvolvedor. Além disso, a Krafton prometeu estender a janela de pagamento do bônus para mitigar a insatisfação entre os funcionários após o atraso do lançamento, revelando uma tentativa de manter a moral dentro da equipe.

Para mais desenvolvimentos, a comunidade aguarda informações sobre DLCs futuros e eventos planejados que possam impactar a percepção do jogo no momento de seu lançamento.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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