Frigidaire mini-fridges provocam incêndios e causam danos de $700,000

São Paulo — InkDesign News — Mais de 600.000 mini-refrigeradores Frigidaire estão sendo recallados nos Estados Unidos devido a componentes elétricos internos que podem provocar incêndios. A preocupação com segurança dos consumidores aumenta, refletindo uma atenção crescente em eletrônicos de consumo.
Contexto e lançamento
O recall dos mini-refrigeradores, anunciado pela U.S. Consumer Product Safety Commission (CPSC), destaca a fragilidade dos produtos eletrônicos no mercado atual, onde a estética pode, muitas vezes, ofuscar questões de segurança. Historicamente, a marca Frigidaire tem se posicionado como um ícone de inovação em eletrodomésticos, mas incidents recentes levantam questionamentos sobre a qualidade e confiabilidade dos seus produtos.
Design e especificações
Os mini-refrigeradores, comercializados em várias cores e com uma aparência “retro”, foram projetados para acomodar seis a nove latas. Apresentando modelos como EFMIS129, EFMIS137, EFMIS149, e EFMIS175, os produtos foram vendidos entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023 em lojas Walmart e online nos sites Walmart.com e Amazon.com.
Entretanto, cerca de 26 relatos de problemas como fumaça, faíscas e até incêndios resultaram em danos superiores a US$ 700.000. “Os consumidores devem imediatamente parar de usar os mini-refrigeradores recallados e seguir as instruções para obter um reembolso”, alertou a CPSC.
Repercussão e aplicações
A comunidade tem reagido com preocupação ao recall, que também evidencia problemas recorrentes em eletrônicos, incluindo um recall recente de scooters elétricos. “Curtis International recebeu pelo menos 26 relatos de minifrigradores fumegantes, com danos à propriedade totalizando mais de 700 mil dólares. Dois consumidores relataram lesões por inalação de fumaça”, informou a CPSC.
“Os consumidores devem desconectar e cortar o cabo de energia e escrever ‘Recall’ usando um marcador permanente na porta frontal da unidade.
(“Consumers should unplug and cut the power cord and write ‘Recall’ using a permanent marker on the front door of the unit.”)— CPSC, U.S. Consumer Product Safety Commission
A importância de se observar os números de modelo e série mencionados torna-se crucial para os consumidores, que devem descartar os produtos defeituosos de acordo com as regulamentações locais.
Este incidente gera uma reflexão sobre os desafios da segurança em produtos eletrônicos e poderá influenciar futuras inovações na indústria.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)