
São Paulo — InkDesign News — O setor de games e a cultura geek continuam a evoluir com a introdução de novos modelos de pagamento, como o “compre agora, pague depois” (buy now, pay later) em jogos como Fortnite. A parceria entre a Affirm e a Xsolla promete mudanças na forma como jogadores realizam suas aquisições no universo dos games.
Lançamento e features
A Affirm, provedora de pagamentos, se uniu à Xsolla, uma empresa de comércio em jogos, para permitir que os jogadores paguem compras in-game acima de $50 em parcelas. “Ao integrar as opções de pagamento centradas no cliente da Affirm, conhecidas pela sua flexibilidade e previsibilidade, estamos capacitando os desenvolvedores a oferecer aos jogadores uma forma mais inteligente de pagar pelo conteúdo que amam”, disse um executivo da Xsolla em um comunicado.
“Estamos dedicados a construir as melhores soluções de comércio e pagamento para a indústria de jogos.”
(“We’re dedicated to building the best commerce and payment solutions for the video game industry.”)— Executivo, Xsolla
Atualmente disponível nos Estados Unidos, o serviço deve ser expandido para o Reino Unido e Canadá. Para utilizar a função, os jogadores podem optar por pagar de forma quinzenal, sem taxas de juros, ou mensalmente.
Recepção e audiência
A recepção inicial da novidade tem sido mista. Muitos jogadores mostram-se céticos quanto à ideia de financiar itens cosméticos em um jogo free-to-play. “A ideia de financiar um item cosmético caro em um jogo gratuito me faz sentir mal”, comentou um entusiasta de jogos na comunidade online.
“Esses serviços de compra agora e depois aproveitam pessoas que vivem de salário em salário e que não têm economias.”
(“These types of buy now, pay later services take advantage of people who live paycheck to paycheck and who don’t have savings.”)— Especialista Financeiro
Com uma base de jogadores de mais de 400 milhões em todo o mundo, o impacto das novas opções de pagamento pode influenciar significativamente o padrão de consumo dos jogadores.
Tendências e mercado
A tendência de implementar opções de financiamento no setor de games está em crescimento. De acordo com especialistas, modelos de pagamento alternativos podem aumentar o engajamento dos jogadores. No entanto, a prática também levanta preocupações sobre a saúde financeira dos consumidores. Especialistas alertam sobre os riscos das dívidas que podem surgir da utilização inadequada dessas ferramentas.
Com grandes mudanças no horizonte, a indústria continua a adotar novas estratégias com o intuito de maximizar o potencial de receita, mas os críticos questionam a ética dessa abordagem. O próximo evento a ser observado é a expansão da parceria da Affirm e Xsolla, pois pode remodelar a forma como os games interagem com microtransações e o financiamento.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)