Força Espacial dos EUA lança X-37B para testar tecnologia orbital

Cape Canaveral — InkDesign News — A Força Espacial dos Estados Unidos está prestes a lançar novamente o X-37B, uma espaçonave secreta, programado para decolar em órbita no dia 21 de agosto a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Detalhes da missão
A missão OTV-8, que marcará o oitavo voo da espaçonave não tripulada, ocorre cerca de 5,5 meses após a recente conclusão da missão OTV-7, que durou 434 dias. A Força Espacial não divulgou a duração exata da nova missão.
A espaçonave X-37B, com 8,8 metros de comprimento, será lançada a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX. A natureza de sua carga útil ainda é envolta em sigilo, mas foram divulgadas algumas informações sobre os objetivos da missão.
Tecnologia e objetivos
Entre os experimentos a serem realizados, destaca-se o teste de um sensor quântico inercial, considerado o mais avançado já utilizado no espaço. Este sensor permitirá à espaçonave determinar suas coordenadas orbitais sem depender do GPS, utilizando técnicas que envolvem a medição da rotação e aceleração de átomos.
“Este sensor é um avanço bem-vindo para a resiliência operacional.”
(“a welcome step forward for operational resilience.”)— Chance Saltzman, Chefe de Operações Espaciais, Força Espacial dos EUA
A missão também incluirá uma experimentação com comunicações a laser, projetada para operar em redes de satélites comerciais em baixa órbita terrestre, como a rede de internet por satélite da SpaceX, Starlink.
“A demonstração de comunicações a laser será um passo importante para a Força Espacial dos EUA aproveitar redes espaciais proliferadas como parte de arquiteturas espaciais diversificadas e redundantes.”
(“OTV-8’s laser communications demonstration will mark an important step in the U.S. Space Force’s ability to leverage proliferated space networks as part of a diversified and redundant space architectures.”)— Chance Saltzman, Chefe de Operações Espaciais, Força Espacial dos EUA
Próximos passos
Embora a Força Espacial ainda não tenha detalhado a duração da missão OTV-8, as inovações propostas refletem planos ambiciosos para a exploração espacial e a sobrevivência em ambientes sem GPS, como a Lua e Marte. O sucesso desta missão poderá estabelecer um novo padrão em sistemas de navegação espaciais e comunicações, impactando futuras operações e colaborações entre agências espaciais.
A missão OTV-8 não apenas representa um avanço na tecnologia espacial, mas também promove um entendimento mais profundo sobre como as futuras gerações de sondas e espaçonaves poderão operar de forma mais eficiente, aumentando a resiliência e adaptabilidade em explorações de regiões ainda inexploradas do espaço.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)