
[São Paulo] — InkDesign News — A FlyNow Aviation, startup austríaca, alcançou um marco significativo com o eCopter, um helicóptero elétrico que completou seu primeiro voo livre sem amarras. Essa inovação pode redefinir o conceito de transporte aéreo pessoal.
Design de produto
O eCopter destaca-se pelo design tradicional de helicóptero aliado a um moderno sistema de propulsão elétrica. Em vez de optar por complexas configurações multirotor ou sistemas de asa giratória, a FlyNow integrou um sistema coaxial de rotores, onde dois rotores contrarrotacionantes estão posicionados um sobre o outro. Essa abordagem simplifica a mecânica e melhora a estabilidade durante o voo.
FlyNow busca prover um preço acessível, com a intenção de tornar a aviação pessoal acessível a um segmento de mercado mais amplo. “Um dos nossos grandes objetivos é alcançar um preço semelhante ao de um carro, mudando a economia do transporte aéreo de curta distância”, explica a equipe de design.
Inovação e materiais
A tecnologia do eCopter é baseada em um sistema de rotação coaxial, composto por quatro motores elétricos que operam com baterias de íon de lítio. Essa configuração permite que a aeronave atinja uma autonomia de aproximadamente 30 minutos, ideal para deslocamentos urbanos de curta distância, reduzindo os tempos de viagem e melhorando a eficiência. A velocidade máxima projetada de 130 km/h torna o eCopter competitivo em relação a outras alternativas de transporte urbano.
O sistema de controle de voo autônomo é uma inovação essencial, tornando o eCopter acessível a usuários sem experiência em aviação. O passageiro simplesmente insere seu destino, enquanto a aeronave planeja a rota, evita obstáculos e gerencia o tráfego aéreo. “Eliminamos a necessidade de treinamento de piloto, tornando a aviação mais acessível para o público geral”, comenta a equipe técnica.
Sustentabilidade e impacto
O eCopter propõe uma solução ao problema da congestionamento urbano, com custos estimados em US$ 400 bilhões por ano devido à perda de produtividade. Com a capacidade de realizar voos curtos que evitam o tráfego terrestre, a FlyNow pretende transformar o transporte urbano. Além disso, aplicações em serviços de emergência, como transporte médico e operações de busca e resgate, podem se beneficiar da rápida capacidade de implantação que as aeronaves oferecem.
A infraestrutura necessária para as operações do eCopter é menos complexa em comparação com a aviação tradicional, permitindo operações a partir de pequenos helipontos. O suporte necessário se limita à instalação de estações de carregamento, que podem ser integradas à infraestrutura elétrica existente.
O sucesso do primeiro voo livre do eCopter é um indicativo de que a aviação pessoal acessível está mais próxima da realidade. Com desafios em processos de certificação e aceitação no mercado, essa inovação pode impactar significativamente o futuro do transporte urbano.
Fonte: (yankodesign – Design)