Firaxis demite dezenas de devs após dificuldades em Civilization VII

São Paulo — InkDesign News — O cenário dos games e da cultura geek enfrenta um novo desafio, com demissões no estúdio Firaxis após o lançamento de Civilization VII. As mudanças refletem a tensão na indústria, que busca se ajustar às expectativas do público.
Lançamento e features
O recente lançamento de Civilization VII, em fevereiro, trouxe novas mecânicas e uma proposta de estrutura, mas não alcançou o sucesso esperado. A 2K Games, companhia responsável, confirmou demissões em Firaxis, afetando um número não divulgado de desenvolvedores, mas fontes indicam que “dozens” (dezena) de funcionários foram dispensados.
Recepção e audiência
Apesar de Civilization VII ter apresentado vendas razoáveis, a recepção foi mista. Críticos relataram descontentamento com as mudanças de ritmo e estrutura, o que resultou em uma diminuição do número de jogadores em comparação com as versões anteriores. De acordo com análises de dados públicos, os lançamentos anteriores da série mantêm maior popularidade, com referências a uma queda na base de usuários.
“Infelizmente, fui afetado pelas demissões recentes na Firaxis hoje. Embora esteja triste por ver este capítulo se fechar, sou incrivelmente grato pela oportunidade de trabalhar com colegas tão talentosos.”
(“Unfortunately, I was affected by the recent layoffs at Firaxis today. While I am sad to see this chapter close, I am incredibly grateful for the opportunity to work with such talented teammates.”)— Erika Ward, Desenvolvedora
Tendências e mercado
As demissões em Firaxis não são um caso isolado neste ano. Em agosto, a Cloud Chamber, conhecida pelo desenvolvimento do próximo Bioshock, também anunciou cortes. Isso indica uma tendência de reestruturação em estúdios que, sob pressão do mercado, tentam otimizar suas operações na indústria de jogos.
“Impactado pelas demissões da Firaxis hoje, foi uma jornada incrível de mais de 14 anos trabalhando com alguns dos melhores profissionais.”
(“Impacted by the Firaxis layoffs today, it’s been an amazing 14+ years working with some of the best people, truly.”)— Bryan Twomey, Animador
Com o próximo lançamento de Borderlands 4 pela 2K e as expectativas em torno de Grand Theft Auto VI, o impacto dessas mudanças poderá ser significativo na estratégia da Take-Two Interactive e na evolução do mercado de games.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)