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Educação

Fiocruz oferece curso pedagógico a jovens artistas cariocas

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Rio de Janeiro — InkDesign News — Estão abertas as inscrições para o projeto Coexistir, Coabitar, um curso gratuito destinado a jovens e familiares de pessoas que passaram por privações de liberdade. O programa terá duração de seis meses e buscará inovar na educação por meio de uma abordagem artística e formativa.

Contexto educacional

Em um cenário nacional marcado por desigualdades sociais e desafios no sistema educacional, a oferta de cursos voltados para a inclusão é essencial. Dados do IBGE indicam que a população jovem no Brasil enfrenta altas taxas de desemprego e baixa escolaridade, o que demanda iniciativas que promovam a formação e emancipação. Nesse contexto, o projeto Coexistir, Coabitar destaca-se ao focar na reintegração social de jovens e familiares de egressos do sistema prisional e socioeducativo.

Políticas e iniciativas

O curso, que ocorrerá entre julho e dezembro de 2025, propõe uma experiência que articula arte, saúde, cidadania e pertencimento. Segundo a coordenadora do projeto, Anna Luisa Oliveira, “Esse projeto é a soma de muitos esforços coletivos principalmente de movimentos sociais.” A proposta inclui bolsas mensais, alimentação, oficinas práticas e acompanhamento artístico, além de visitas a espaços culturais, suplicando uma intersecção entre arte e educação.

“Ele oferece um espaço real de formação, escuta e valorização de trajetórias. Nosso objetivo é que os participantes possam construir e compartilhar suas histórias através da arte.”
(“This project is the sum of many collective efforts, especially from social movements. It offers a real space for training, listening, and valuing trajectories. Our goal is for participants to construct and share their stories through art.”)

— Anna Luisa Oliveira, Coordenadora, Projeto Coexistir, Coabitar

Desafios e perspectivas

Apesar do potencial transformador, o projeto enfrenta desafios significativos, como a infraestrutura insuficiente e a persistente desigualdade social. A falta de recursos para manutenção de espaços culturais e a necessidade de apoio sistemático são obstáculos que podem impactar a execução do curso. Contudo, a iniciativa aponta para uma oportunidade de gerar não apenas aprendizado, mas também diálogo sobre questões sociais e culturais pertinentes à juventude.

Os impactos esperados incluem um fortalecimento das trajetórias individuais e coletivas dos participantes, além de uma maior visibilidade da necessidade de políticas públicas voltadas para esta faixa etária. A continuidade e expansão de iniciativas como o Coexistir, Coabitar são passos fundamentais para a construção de um futuro mais inclusivo.

Fonte: Agência Brasil – Educação

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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