
São Paulo — InkDesign News — A Figure Technology, uma empresa de empréstimos baseados em blockchain, apresentou um pedido de IPO de suas ações ordinárias Classe A no Nasdaq, buscando solidificar sua posição no setor de fintechs e pagamentos. Com uma receita que cresceu 22,4%, a companhia se posiciona como um player importante na democratização do crédito.
Rodada de investimento
A Figure, que opera desde 2018 e é co-fundada por Mike Cagney e sua esposa June Ou, já atraiu apoio significativo de investidores, incluindo Apollo Global Management e Ribbit Capital. No primeiro semestre de 2025, a empresa reportou receitas de $191 milhões e um lucro de $29 milhões, revertendo uma perda de $13 milhões em comparação ao mesmo período do ano anterior.
“Nosso objetivo é capitalizar uma oportunidade crescente na tokenização de ativos do mundo real.”
— Mike Cagney, Co-fundador, Figure Technology
API e integração
A Figure utiliza a tecnologia blockchain através de seu protocolo Provenance para agilizar as aprovações de empréstimos, incluindo linhas de crédito imobiliário e refinanciamento de hipotecas. Com mais de 160 parceiros em sua plataforma de originação de empréstimos, a empresa se destaca como o maior provedor não bancário de linhas de crédito para a casa.
Recentemente, a empresa também anunciou sua expansão para o financiamento de criptomoedas, colaborando com a Victory Park Capital para criar o primeiro pool securitizado de empréstimos lastreados em criptomoedas. Isso permite que proprietários de ativos tomem empréstimos usando suas participações em Bitcoin e Ethereum com uma relação de empréstimo-valor de até 75%.
Regulação
Apesar do sucesso inicial, a Figure teve que lidar com desafios regulatórios. Após uma tentativa de obter uma licença de banco nacional em 2020, a empresa retirou sua aplicação no ano passado em meio a dificuldades mais amplas na indústria. Em abril de 2024, Cagney fez mudanças na liderança ao nomear Michael Tannenbaum, ex-COO da Brex, como CEO. Tannenbaum havia trabalhado anteriormente com Cagney na SoFi, o que pode indicar uma consolidação de experiência na gestão.
“As mudanças na liderança visam fortalecer nossa posição no mercado e impulsionar o crescimento.”
— Michael Tannenbaum, CEO, Figure Technology
Os próximos passos da Figure incluem a continuidade de seu IPO e a expansão de sua oferta de produtos no espaço de criptomoedas, buscando criar novos paradigmas no acesso ao crédito e na gestão de ativos utilizando blockchain. O sucesso de concorrentes como Circle Internet Group, que viu suas ações dispararem, pode influenciar o desempenho do IPO da Figure.
Fonte: (TechCrunch – Fintech & Pagamentos)