
São Paulo — InkDesign News — A cultura geek e os games clássicos ganham nova dimensão com a preservação do código-fonte original de Fallout e Fallout 2, dois RPGs icônicos da era dos PCs, antes considerados perdidos.
Lançamento e features
Os jogos Fallout e Fallout 2, desenvolvidos pela Interplay nos anos 1990, são marcos do gênero RPG em computadores pessoais. Criador do título original, Tim Cain, havia sido instruído a destruir quaisquer ativos ou códigos quando deixou o estúdio em 1998, prática comum para proteção de propriedade intelectual na época. Entretanto, Rebecca Heineman, fundadora da Interplay e responsável pela preservação da Coleção Antológica de 10 anos da empresa, manteve cópias do código-fonte em discos Blu-Ray de alta qualidade.
Recepção e audiência
Fallout e Fallout 2 continuam sendo vendidos e jogados atualmente, reforçando seu legado entre fãs de role-playing games. A manutenção desses arquivos demonstra a importância histórica e cultural desses títulos para a comunidade gamer, indústria e estudo de desenvolvimento de games clássicos. “Interplay tinha uma reputação de ameaçar ex-funcionários com litígio se mantivessem ativos, mas eles não tinham base legal para isso,” explicou Heineman.
“Interplay tinha uma reputação de ameaçar ex-funcionários com litígio se mantivessem ativos, mas eles não tinham base legal para isso.”
(“Interplay had a reputation of threatening ex-employees with litigation if they had assets taken home, however, they had no legal leg to stand on.”)— Rebecca Heineman, Fundadora da Interplay
Tendências e mercado
A preservação de códigos-fonte de games clássicos é uma tendência crescente para garantir o legado cultural dentro da cultura geek. No caso dos RPGs da Interplay, o desafio reside em conseguir permissão dos atuais detentores dos direitos, Bethesda, para possível liberação desses conteúdos ao público ou uso em futuros projetos. Heineman afirma estar considerando essa iniciativa, destacando a importância da licença oficial para qualquer ação na divulgação.
“Preciso de permissão expressa para liberar, mesmo com o código-fonte praticamente obsoleto. Ainda não pedi, estão na minha lista.”
(“I need expressed permission to release, despite the source code being pretty much obsolete. I [haven’t] gotten around to asking them. They are on my list.”)— Rebecca Heineman, Fundadora da Interplay
A expectativa é que tal preservação incentive novas análises acadêmicas e desenvolvimentos de remasterizações, fortalecendo a interface entre cultura geek, games e indústria digital. Eventos focados em retro gaming e preservação digital podem considerar a importância dessa descoberta para o futuro do mercado.
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Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)