- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Ex-PlayStation diz que devs do Game Pass são escravos da indústria

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

No cenário dinâmico dos games, debates sobre modelos de negócios como o Game Pass da Microsoft estão gerando controvérsias. Shawn Layden, ex-presidente da Sony Worldwide Studios, critica esses novos formatos e levanta questões sobre a sustentabilidade e segurança para os desenvolvedores.

Lançamento e features

O Game Pass é um serviço de assinatura que permite aos jogadores acessarem uma extensa biblioteca de jogos desde o dia do lançamento. Segundo a Microsoft, o serviço gerou US$ 5 bilhões no último ano. No entanto, Layden sugere que esse tipo de modelo pode não estar criando valor real para os desenvolvedores.

“Eles não estão criando valor”, disse Layden ao criticar os desenvolvedores que lançam jogos no Game Pass. “É só, ‘Você me paga X dólares por hora, eu construo um jogo para você.’”
(“They’re not creating value,” Layden said of developers whose games release day-one on Game Pass. “It’s just, ‘You pay me X dollars an hour, I built you a game, here, go put it on your servers.’”)

— Shawn Layden, ex-presidente, Sony Worldwide Studios

Recepção e audiência

Enquanto Layden argumenta que o modelo coloca os desenvolvedores em uma posição de “escravos salariais”, diversas publicações indicam que o Game Pass tem sido crucial para a sobrevivência de estúdios independentes. Jogos que alcançam oferta no serviço frequentemente experimentam uma audiência significativa, o que pode resultar em um aumento posterior nas vendas.

“O Game Pass tem permitido que muitos desenvolvedores independentes permaneçam em atividade”, afirmou um relatório recente.
(“Many developers have reported how being hosted on Game Pass has allowed them to stay in business.”)

— Relatório de GamesRadar

Tendências e mercado

A discussão em torno do Game Pass levanta questões sobre como o modelo impacta a dinâmica do mercado. Em resposta às críticas, empresas como a Remedy já declararam que a receita proveniente de acordos de lançamento no Game Pass tem sido significativa, destacando as complexidades do novo mercado de jogos.

“A única receita significativa que vimos até agora veio dos acordos de dia um do Game Pass.”
(“the only significant revenue it’s seen so far has come as a result of day-one Game Pass deals.”)

— Empresa Remedy

Essas criticidades sobre o Game Pass refletem um debate maior sobre a valorização do trabalho dos desenvolvedores em um ecossistema em constante evolução.

Para os próximos meses, o setor continua a se preparar para lançamentos significativos e atualizações que podem redefinir a experiência do usuário, especialmente em jogos que buscam se estabelecer tanto em plataformas tradicionais quanto em serviços de assinatura.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!