
São Paulo — InkDesign News — A era de crescimento ostensivo dos veículos elétricos (EV) nos Estados Unidos enfrenta um retrocesso inesperado. Com novas cifras de vendas do segundo trimestre de 2025, o mercado revela uma desaceleração significativa, marcada por um preço elevado e um sentimento crescente de insegurança entre os consumidores.
Contexto e lançamento
Segundo um relatório recente do Kelley Blue Book, as vendas de veículos elétricos nos EUA caíram mais de 6%, sinalizando uma mudança nos ventos do mercado, anteriormente considerados promissores. Os dados mostram que, no segundo trimestre, foram comercializados 310.839 EVs, uma redução de 6,3% em relação ao mesmo período em 2024, onde 331.853 unidades foram vendidas. Mesmo assim, as vendas acumuladas de janeiro a junho de 2025 estão ligeiramente positivas, com um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior.
Design e especificações
Uma das principais barreiras identificadas para a adoção em massa dos EVs é o preço. No início de 2025, o preço médio de transação de um veículo elétrico era de aproximadamente R$ 55.614, considerablemente mais alto do que os R$ 48.641 dos veículos movidos a gasolina, conforme indicado pela Chase. Apesar dos incentivos governamentais, essa diferença de preço impede que muitos consumidores da classe média tenham acesso a esses veículos. Além disso, a infraestrutura de carregamento público não cobre adequadamente a demanda, dificultando viagens longas, especialmente fora da rede de Supercarregadores da Tesla.
Repercussão e aplicações
A situação atual do mercado está levanto questões críticas. “Os preços altos finalmente criaram um teto para a demanda dos consumidores?”
(“Are high sticker prices finally creating a ceiling for buyer demand?”)— Analista, Indústria Automotiva. Enquanto isso, a Tesla, apesar de um declínio de 12,6% em suas vendas, mantém 46,2% de participação no mercado. Marcas como Chevrolet, que se tornou a segunda maior vendedora, e o jovem disruptor Rivian, que viu aumento de participação para 3,4%, mostram uma mudança nas preferências dos consumidores por modelos mais acessíveis, refletem uma maturação do mercado.
Com a iminente extinção do crédito fiscal federal de R$ 7.500 para novos EVs, prevista para 30 de setembro, a indústria enfrenta um dilema crucial. “Até que o carregamento se torne tão disponível e confiável quanto parar para abastecer, muitos consumidores continuarão optando por veículos movidos a gasolina ou híbridos.”
(“Until charging becomes as ubiquitous and reliable as stopping for gas, many consumers may continue to favor gas-powered cars or plug-in hybrids.”)— Especialista em Mobilidade Sustentável.
À medida que o mercado de EVs se ajusta a esses novos desafios, a indústria deve adaptar suas estratégias para manter a competitividade e atender à demanda por veículos acessíveis e infraestrutura de carregamento.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)