- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Estudo mostra que caminhada regular reduz dor nas costas

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Uma nova pesquisa revelada no jornal JAMA Network Open indica que o volume diário de caminhadas e a intensidade da caminhada estão inversamente associados ao risco de dor crônica nas costas. A descoberta sugere que o volume de caminhada pode ter um benefício mais pronunciado do que a intensidade.

Contexto da descoberta

A dor nas costas é uma condição que afeta pessoas de todas as idades e é a principal causa de perda de saúde funcional, responsável por 7,7% de todos os anos vividos com deficiência. Nos Estados Unidos, a dor nas costas é o tipo mais comum de dor crônica, com gastos expressivos em saúde relacionados, especialmente em comparação com a dor no pescoço.

A carga dessa condição tende a aumentar nas próximas décadas, representando um grande desafio para a sustentabilidade dos sistemas de saúde. Diante disso, identificar fatores modificáveis que podem ser abordados por meio de políticas e ações preventivas se torna crucial.

Métodos e resultados

A pesquisa contou com a participação de 11.194 pessoas do Estudo de Saúde de Trøndelag (Estudo HUNT). O diferencial desta pesquisa foi a medição do volume e da intensidade das caminhadas diárias através de sensores que os participantes usaram na coxa e nas costas durante uma semana.

“As pessoas que caminham mais de 100 minutos todos os dias têm 23% menos risco de problemas nas costas do que aquelas que andam 78 minutos ou menos”
(“People who walk more than 100 minutes every day have a 23 per cent lower risk of lower back problems than those who walk 78 minutes or less.”)

— Rayane Haddadj, Candidata a Ph.D., Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia

Embora a intensidade das caminhadas também tenha um papel no risco de problemas nas costas a longo prazo, os resultados indicam que a quantidade de caminhada realizada diariamente é mais significativa.

Implicações e próximos passos

Os achados ressaltam a importância de encontrar tempo para ser fisicamente ativo, não apenas para prevenir problemas crônicos nas costas, mas também para combater uma gama de outras doenças. “Com o tempo, isso pode resultar em economias significativas para a sociedade”, afirma o professor Paul Jarle Mork, também da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.

A falta de diretrizes explícitas sobre atividade física para a prevenção primária da dor crônica nas costas destaca a necessidade de mais pesquisa nessa área. Assim, futuros estudos podem se concentrar em recomendar caminhadas como uma intervenção preventiva acessível e eficaz.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!