- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Saúde

Estudo da OMS relaciona tempo ao ar livre e prevenção da miopia

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — Um estudo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que a prática de atividades ao ar livre pode reduzir o surgimento de casos de miopia em crianças e adolescentes, um fator crítico frente à crescente urbanização e ao uso excessivo de telas.

Contexto e objetivos

A miopia é um problema de saúde que afeta 7,6% das crianças e adolescentes brasileiros com idade entre 3 e 18 anos. O objetivo do estudo é traçar um panorama sobre a miopia no Brasil, com foco na prevenção e identificação de fatores de risco, especialmente em um contexto social que, devido à pandemia de covid-19, tem visto uma diminuição alarmante no tempo de exposição ao sol. O público-alvo incluem jovens com pais míopes e aqueles que passam longos períodos em ambientes fechados.

Metodologia e resultados

A publicação foi fundamentada em dados coletados de diversas regiões do Brasil, onde se observaram disparidades significativas na prevalência da miopia. Enquanto em comunidades quilombolas rurais a taxa é de 1,06%, nas áreas urbanas esse número sobe para 20,4%. Estudos indicam que crianças com um histórico familiar de miopia têm até cinco vezes mais chances de desenvolver a condição.

“40 minutos diários de atividades externas reduzem significativamente o risco de miopia”
(“40 minutes of daily outdoor activities significantly reduce the risk of myopia.”)

— Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Implicações para a saúde pública

O CBO destaca a necessidade de intervenções diretas na saúde pública, como campanhas educativas sobre a importância de atividades ao ar livre desde a infância. A pandemia de covid-19 exemplificou a urgência dessa abordagem, onde a prevalência da miopia saltou 44% durante o confinamento em Hong Kong.

“A ausência de diagnóstico ou tratamento pode comprometer o desempenho escolar e o desenvolvimento intelectual”
(“The absence of diagnosis or treatment may compromise academic performance and intellectual development.”)

— Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Os custos associados ao envelhecimento da população míope também demandam atenção, pois altos graus da doença podem resultar em complicações complexas e onerosas para o sistema de saúde. Especialistas defendem a implementação de políticas públicas que incluam triagem visual nas escolas e orientações sobre a importância de consultas oftalmológicas regulares.

Com base nos dados apresentados, as expectativas são de que a conscientização sobre os riscos da miopia, aliada à promoção de atividades ao ar livre, possa mitigar os impactos dessa condição na população jovem e reduzir os custos futuros para o sistema de saúde.

Fonte: (Agência Brasil – Saúde)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!