
São Paulo — InkDesign News — Uma iniciativa na Bolsa de Valores (B3) reunirá especialistas em São Paulo nesta quarta-feira (20), para discutir a democratização do ensino da Matemática e sua relevância em um mundo cada vez mais tecnológico. O evento, que ocorre das 8h30 às 13h, abordará como a Matemática pode incluir o Brasil na economia digital, atraindo educadores e formuladores de políticas públicas.
Contexto educacional
Nos últimos anos, o ensino da Matemática no Brasil tem enfrentado desafios significativos. Estudos indicam que uma parte substancial dos alunos possui dificuldades em acompanhar o currículo previsto. Com a crescente importância da tecnologia na sociedade, a era digital exige novas abordagens pedagógicas para garantir que os estudantes desenvolvam competências necessárias para o futuro. O Instituto Sidarta, organizador do evento, tem promovido iniciativas visando a inclusão de metodologias inovadoras no ensino da Matemática, buscando equipar os alunos com habilidades críticas em um cenário onde a inteligência artificial se torna predominante.
Políticas e iniciativas
O painel “Como a Matemática vai incluir o Brasil na economia digital” é promovido pelo Instituto Sidarta, em colaboração com a B3 Social, Fundação Itaú e Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional). Este evento tem como objetivo reunir especialistas para discutir a necessidade de um currículo matemático que esteja alinhado com as transformações tecnológicas. Jo Boaler, professora da Universidade de Stanford e idealizadora da abordagem Mentalidades Matemáticas, será uma das convidadas para debater a urgência do letramento em dados, área crucial em tempos de fake news.
“Vivemos em uma era tecnológica em que a Matemática e a alfabetização de dados são mais essenciais do que nunca. No entanto, preparar os estudantes apenas para executar cálculos – tarefas que os computadores fazem com rapidez – é limitar seu potencial. O que realmente precisamos é incentivá-los a fazer perguntas críticas, explorar diferentes ideias e desenvolver um pensamento adaptável e criativo”, disse Boaler.
(“We live in a technological era where Mathematics and data literacy are more essential than ever. However, preparing students only to perform calculations—tasks that computers do quickly—is to limit their potential. What we really need is to encourage them to ask critical questions, explore different ideas, and develop adaptable and creative thinking.”)
— Jo Boaler, Professora, Universidade de Stanford
Desafios e perspectivas
Apesar das iniciativas, a educação matemática no Brasil ainda enfrenta obstáculos como a desigualdade educacional e a falta de infraestrutura em muitas escolas. Os dados revelam que, enquanto algumas instituições recebem recursos e treinamentos adequados, outras permanecem à mercê de condições precárias, o que limita as oportunidades de aprendizado para muitos estudantes. Para avançar, é necessário um compromisso coletivo que una esforços de governos, instituições educacionais e o setor privado, visando não apenas a modernização do ensino, mas também a inclusão equitativa de todos os estudantes. Após os debates, será exibido o documentário Counted Out, que provoca reflexões sobre a importância da Matemática na sociedade.
Os impactos esperados incluem um avanço na formação de alunos aptos a interagir criticamente com os dados e a tecnologia, preparando-os para o futuro. Com um enfoque renovado na educação matemática, o Brasil pode se posicionar de maneira mais competitiva na economia digital.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)