ESA prepara órbita de sondas para cometa 3I/ATLAS próximo a Marte

São Paulo — InkDesign News — A Agência Espacial Europeia (ESA) está se preparando para uma oportunidade única de estudar o cometa interestelar 3I/Atlas a partir de uma das melhores posições do sistema solar, com a aproximação do objeto prevista para 3 de outubro de 2025.
Detalhes da missão
O cometa 3I/Atlas, designado também como C/2025 N1 (ATLAS), foi descoberto em 1º de julho de 2025. Ele se aproximará a cerca de 18,6 milhões de milhas (30 milhões de quilômetros) de Marte, enquanto passará a 168 milhões de milhas (270 milhões de quilômetros) da Terra. A ESA planeja observar o cometa usando as espaçonaves Mars Express e o Trace Gas Orbiter (TGO).
Tecnologia e objetivos
O projeto utilizará a Câmera Estéreo de Alta Resolução (HRSC) da Mars Express e o Sistema de Imagem de Superfície Colorido e Estéreo (CaSSIS) da TGO para realizar observações com o objetivo de determinar a forma do cometa, que pode ser alongada, esférica ou irregular. “A confirmação de que estamos planejando observar 3I/Atlas em sua passagem mais próxima de Marte é uma preparação essencial para entender melhor este visitante interstelar”, disse Colin Frank Wilson, Cientista do Projeto para os orbitadores da ESA em Marte.
(“We can confirm that we are planning to observe 3I/Atlas around the time of its closest approach to Mars.”)— Colin Frank Wilson, Cientista do Projeto, ESA
Próximos passos
Os próximos passos incluem tentativas de medir o espectro do objeto utilizando os espectrômetros NOMAD do TGO e OMEGA e SPICAM da Mars Express. “Esperamos identificar assinaturas moleculares como vapor d’água ou compostos orgânicos na coma de 3I/ATLAS, caso ele se torne ativo”, afirmou Wilson. Contudo, ele ressaltou que as expectativas quanto à intensidade do sinal para caracterização espectral não são animadoras.
(“However, we do not have great hopes that the signal will be bright enough for spectral characterization.”)— Colin Frank Wilson, Cientista do Projeto, ESA
Além das espaçonaves da ESA, outras, como a NASA MAVEN e o Mars Reconnaissance Orbiter, podem ser redirecionadas para observar o cometa. A exploração continua, com planos para que diversas missões ao redor de Marte estejam atentas ao 3I/Atlas em suas rotas.
A aproximação do 3I/Atlas representa um passo significativo no avanço da exploração espacial e na ampliação do conhecimento humano sobre objetos interstelares.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)