
São Paulo — InkDesign News — Cyril Dupuy, fundador da fabricante de telescópios inteligentes Vaonis, quebrou um recorde ao capturar a imagem do sol em maior altitude da Europa durante uma expedição ao Monte Branco em abril deste ano.
Detalhes da missão
Dupuy e três entusiastas da astronomia iniciaram uma escalada de dois dias no icônico Monte Branco, que se ergue a 4.806 metros acima do nível do mar, com o objetivo de estabelecer um ponto de observação para registrar a superfície solar. A equipe carregou um telescópio inteligente Vespera Pro, com seu peso compacto de 5 kg, entre outros equipamentos montanhísticos.
Tecnologia e objetivos
O Vespera Pro é um telescópio controlado por smartphone que apresenta um design simplificado, não utilizando ocular tradicional. Com um único botão sensível ao toque, seu corpo se ajusta para revelar um olho tecnológico capaz de capturar planetas, estrelas e objetos de profundidade cósmica. Durante a expedição, a equipe objetivou não apenas imagens do sol, mas também a luz da galáxia Malin 1, localizada a aproximadamente 1,2 bilhão de anos-luz da Terra.
“Climbing a mountain and exploring the sky share the same spirit: a drive to rise above.
(“Escalar uma montanha e explorar o céu compartilham o mesmo espírito: uma vontade de se elevar.”)— Cyril Dupuy, Fundador da Vaonis
Próximos passos
Após o desafio imposto por uma ponte de neve que impediu a ascensão ao cume, a equipe instalou o telescópio próximo ao abrigo Vallot, a 4.300 metros de altitude. A partir desse ponto elevado, Dupuy conseguiu capturar imagens detalhadas da superfície solar, incluindo um agrupamento de manchas solares. Essa experiência não só revitaliza o interesse pela astronomia moderna, mas também lança luz sobre os métodos contemporâneos de captura de dados astronômicos.
“Inspired by the Janssen Observatory built atop Mont Blanc in the late 19th century, I decided to follow in trailblazer Jules Janssen’s footsteps and capture from the Alpine skies a unique image of the sun as well as the largest known spiral galaxy, a nod to Janssen’s research – though this time armed with 21st-century technology.”
(“Inspirado pelo Observatório Janssen construído no topo do Mont Blanc no final do século 19, decidi seguir os passos do pioneiro Jules Janssen e capturar dos céus alpinos uma imagem única do sol, bem como da maior galáxia espiral conhecida, um tributo à pesquisa de Janssen – desta vez armado com tecnologia do século XXI.”)— Cyril Dupuy, Fundador da Vaonis
Eventos como este não apenas ampliam nosso conhecimento sobre o universo, mas também demonstram o impacto crescente da tecnologia na exploração espacial, revelando novas oportunidades para futuras investigações no campo da astronomia.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)