
São Paulo — InkDesign News — O mundo dos games e a cultura geek enfrentam uma nova reviravolta com o cancelamento do esperado jogo de ação do Black Panther, que estava em desenvolvimento na Cliffhanger Games, estúdio criado por ex-membros da Monolith Productions.
Lançamento e features
O jogo foi anunciado em 2023, com promessas de um mundo aberto baseado em Wakanda, oferecendo uma experiência rica em jogabilidade e narrativa. Kevin Stephens, ex-chefe da Monolith, declarou em 2022:
“Estamos dedicados a entregar aos fãs uma experiência Black Panther definitiva e autêntica, dando-lhes mais autonomia e controle sobre sua narrativa do que nunca.”
(“We’re dedicated to delivering fans a definitive and authentic Black Panther experience, giving them more agency and control over their narrative than they have ever experienced in a story-driven video game.”)— Kevin Stephens, CEO, Cliffhanger Games
No entanto, a EA, que possui um portfolio robusto com outras franquias de sucesso, anunciou o fechamento da Cliffhanger e priorizou projetos considerados mais rentáveis.
Recepção e audiência
O interesse pelo Black Panther era grande, especialmente após o sucesso do filme e a popularidade do universo Marvel. Com a data de lançamento ainda indefinida, os gamers aguardavam com expectativa por uma jogabilidade inovadora semelhante aos títulos anteriores da Monolith, como Middle-Earth: Shadow of Mordor. A base de fãs esperava um jogo que não apenas aproveitasse a força da IP Marvel, mas que também desenvolvesse uma narrativa única.
Tendências e mercado
O cancelamento do jogo ilustra uma tendência mais ampla na indústria de jogos, onde estúdios estão cada vez mais cortando projetos que não estão alinhados com suas estratégias de lucratividade. Recentemente, a EA já havia promovido cortes na Respawn Entertainment e encerrado novos desenvolvimentos, priorizando títulos como The Sims e EA Sports FC. Miele afirmou em um comunicado que:
“As reduções estão sendo implementadas para ‘afinar nosso foco e direcionar nossa energia criativa para as oportunidades de crescimento mais significativas’.”
(“cuts were being instituted to ‘sharpen our focus and put our creative energy behind the most significant growth opportunities’.”)— Laura Miele, Presidente, EA Entertainment
Além disso, a EA também mantém em desenvolvimento um jogo do Iron Man na EA Motive, reafirmando o compromisso com projetos que geram maior retorno financeiro.
Com o futuro de novos títulos em dúvida, o impacto desse cancelamento pode refletir na indústria de games, especialmente entre os fãs das franquias da Marvel. A expectativa agora se volta para os próximos eventos que poderão trazer novidades sobre outros lançamentos e DLCs.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)