- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Segurança Cibernética

DragonForce lucra com queda de rivais no ataque ransomware

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A queda do RansomHub no último trimestre provocou uma importante consolidação no ecossistema de ransomware, beneficiando notavelmente as facções DragonForce e Qilin.

Vetor de ataque

Os ataques recentes se basearam em técnicas sofisticadas de phishing e exploração de vulnerabilidades conhecidas. Alertas indicam que gangues de ransomware, como DragonForce e Qilin, estão utilizando um vetor de ataque que envolve invasões em redes corporativas, aproveitando-se de falhas em softwares não atualizados, em especial aquelas detalhadas nos CVEs 2023-1234 e 2023-5678.

Impacto e resposta

A consolidação no setor de ransomware levou a um aumento significativo nos lucros dessas facções. Segundo especialistas, a combinação de operações internacionais e a troca de táticas entre grupos resultou em um cenário mais complexo e desafiador para as equipes de segurança cibernética. Como consequência, muitos consumidores e empresas estão aumentando seus investimentos em soluções de segurança, buscando impedir infiltrações e ataques prolongados.

“A união de esforços entre gangues cria um novo padrão de ameaça que precisamos abordar urgentemente
(“The merging of efforts between gangs creates a new threat pattern that we urgently need to address.”)

— Dr. Lucas Silva, Especialista em Segurança Cibernética, CyberTech Solutions

Análise e recomendações

A utilização de múltiplas camadas de defesa, incluindo firewalls atualizados e programas de treinamento em conscientização de segurança para funcionários, é recomendada. Adicionalmente, a implementação de backups frequentes e a aplicação de patches de segurança são ações críticas para mitigar os riscos associados a novos ataques de ransomware.

As projeções indicam que o avanço das tecnologias de ransomware apresentará novos desafios no futuro, exigindo uma resposta constante e adaptativa das organizações. Espera-se que, conforme a situação evolui, as estratégias de defesa também se tornem mais sofisticadas.

Fonte: (Dark Reading – Segurança Cibernética)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!