
São Paulo — InkDesign News — O lançamento de Dragon Age: The Veilguard repercute na cultura geek, trazendo debates sobre desenvolvimento de games e as dinâmicas de produção em grandes estúdios, como a BioWare, que enfrentou desafios significativos durante o processo de criação do título.
Lançamento e features
Desenvolvido pela BioWare e publicado pela Electronic Arts, Dragon Age: The Veilguard foi lançado após um longo processo de desenvolvimento marcado por crises internas e cortes de pessoal. O jogo apresenta um enredo que gera um desfecho potencial para a saga, fechando diversas tramas que foram se arrastando desde os primeiros títulos da franquia. Além de trazer de volta seus conhecidos personagens, o jogo inclui novos sistemas de combate e interações sociais, enfatizando a importância das escolhas do jogador.
Recepção e audiência
A recepção do jogo entre os fãs e críticos foi mista, com uma diversidade de opiniões refletidas nas redes sociais e plataformas de avaliação de games. Alguns jogadores destacaram a “necessidade de encerrar a história de forma conclusiva”, enquanto outros sentiram que o conteúdo simplificava questões complexas que caracterizavam a narrativa dos jogos anteriores da série.
“A perda de pessoas talentosas – como Trick Weekes e Mary Kirby – não inspira confiança que EA compreende o coração do estúdio que adquiriu em 2007.”
(“The loss of talented people – like Trick Weekes and Mary Kirby, who has been a staple in modern BioWare since the beginning of Mass Effect, doesn’t inspire confidence that EA understands the lifeblood of the studio it acquired in 2007.”)— Autor, Kotaku
Tendências e mercado
O impacto do jogo vai além de suas vendas iniciais. Com o crescimento da popularidade de títulos que exploram narrativas profundas e sistemas de escolha, The Veilguard se insere em uma tendência crescente no mercado dos games que prioriza a narrativa interativa. Este fenômeno é reforçado pelo engajamento dos jogadores, que frequentemente procuram experiências significativas e emocionalmente rígidas.
“Em vez de deixar a série com um final em aberto, The Veilguard conclui várias tramas importantes, o que pode ajudar a moldar o futuro do universo de Dragon Age.”
(“If BioWare’s goal with The Veilguard was to bring almost everything to a definitive end, the thematic note on which it leaves this world acts as a closing graf concluding the series’ overarching thesis.”)— Autor, Kotaku
Nos próximos meses, os estúdios discutirão o impacto do jogo na série e seu futuro, incluindo possíveis DLCs e novos títulos no mesmo universo. Eventos voltados para a cultura geek também abordarão as implicações do desenvolvimento de Dragon Age: The Veilguard e sua recepção pelo público.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)