- Publicidade -
- Publicidade -
Cultura Tech & Geek

Dragon Age 4 team relata falta de suporte em cultura geek

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O universo dos games e da cultura geek volta seus olhares para os bastidores da produção de grandes títulos, que nem sempre são tranquilas. O caso mais recente é o desenvolvimento do RPG Dragon Age: The Veilguard, marcado por conflitos internos e mudanças estratégicas na BioWare.

Lançamento e features

Dragon Age: The Veilguard, lançado em 2024 após mais de dez anos de desenvolvimento, é um RPG single player focado em narrativa. O jogo passou por uma trajetória complexa, com episódios de realocação de equipe e liderança dentro da BioWare, especialmente após o lançamento de Mass Effect: Andromeda em 2017. O título tentou manter a essência clássica da marca, apesar dos desafios enfrentados durante a produção.

Recepção e audiência

O lançamento do jogo trouxe uma recepção dividida, característica dos títulos da série Dragon Age. Segundo Mark Darrah, ex-produtor executivo da franquia, o projeto enfrentou falta de suporte da publisher EA e pelo estúdio durante momentos críticos do desenvolvimento. A equipe foi fragmentada para dar prioridade a outros projetos da BioWare, como Anthem, refletindo na construção e finalização do game.

“A equipe de Dragon Age estava se sentindo atropelada. Eles acreditavam que não recebiam apoio da BioWare ou da EA, o que basicamente era verdade.”
(“My feeling at the time was the Dragon Age team was feeling jerked around. They were feeling like we were getting no support from BioWare or from [publisher] EA, which was basically true.”)

— Mark Darrah, ex-produtor executivo, BioWare

Tendências e mercado

O cenário da BioWare pós-2017 mostra uma mudança estratégica na liderança e gestão, com foco em projetos que apresentassem maior retorno imediato, como o live-service Anthem. Esta mudança na matriz de prioridades da EA impactou a alocação de recursos para Dragon Age, culminando em uma revisão do projeto que incluiu o abandono de sua versão live-service inicial e reorganização da equipe.

“Em curto prazo, como eu previ, Anthem passou a receber mais suporte da liderança, e eu junto a outros membros seniores, e boa parte da equipe de Dragon Age, fomos realocados para Anthem.”
(“In very short order, in basically exactly the way that I predicted, Anthem was seen as needing greater leadership support, and myself and some other very senior people, and a large percentage of the Dragon Age team, was moved onto Anthem.”)

— Mark Darrah, ex-produtor executivo, BioWare

Além disso, a BioWare passou por uma reestruturação em 2024, focando seus esforços como um estúdio de um único jogo, com a equipe remanescente se dedicando ao desenvolvimento de Mass Effect 5, outro título aguardado do gênero RPG.

Com a experiência relatada, o caso BioWare evidencia a complexidade da gestão e o impacto da cultura corporativa na produção de jogos, um tema cada vez mais presente na cultura geek e no universo dos games.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!