
São Paulo — InkDesign News — O universo dos games e da cultura geek volta seus olhares para os bastidores da produção de grandes títulos, que nem sempre são tranquilas. O caso mais recente é o desenvolvimento do RPG Dragon Age: The Veilguard, marcado por conflitos internos e mudanças estratégicas na BioWare.
Lançamento e features
Dragon Age: The Veilguard, lançado em 2024 após mais de dez anos de desenvolvimento, é um RPG single player focado em narrativa. O jogo passou por uma trajetória complexa, com episódios de realocação de equipe e liderança dentro da BioWare, especialmente após o lançamento de Mass Effect: Andromeda em 2017. O título tentou manter a essência clássica da marca, apesar dos desafios enfrentados durante a produção.
Recepção e audiência
O lançamento do jogo trouxe uma recepção dividida, característica dos títulos da série Dragon Age. Segundo Mark Darrah, ex-produtor executivo da franquia, o projeto enfrentou falta de suporte da publisher EA e pelo estúdio durante momentos críticos do desenvolvimento. A equipe foi fragmentada para dar prioridade a outros projetos da BioWare, como Anthem, refletindo na construção e finalização do game.
“A equipe de Dragon Age estava se sentindo atropelada. Eles acreditavam que não recebiam apoio da BioWare ou da EA, o que basicamente era verdade.”
(“My feeling at the time was the Dragon Age team was feeling jerked around. They were feeling like we were getting no support from BioWare or from [publisher] EA, which was basically true.”)— Mark Darrah, ex-produtor executivo, BioWare
Tendências e mercado
O cenário da BioWare pós-2017 mostra uma mudança estratégica na liderança e gestão, com foco em projetos que apresentassem maior retorno imediato, como o live-service Anthem. Esta mudança na matriz de prioridades da EA impactou a alocação de recursos para Dragon Age, culminando em uma revisão do projeto que incluiu o abandono de sua versão live-service inicial e reorganização da equipe.
“Em curto prazo, como eu previ, Anthem passou a receber mais suporte da liderança, e eu junto a outros membros seniores, e boa parte da equipe de Dragon Age, fomos realocados para Anthem.”
(“In very short order, in basically exactly the way that I predicted, Anthem was seen as needing greater leadership support, and myself and some other very senior people, and a large percentage of the Dragon Age team, was moved onto Anthem.”)— Mark Darrah, ex-produtor executivo, BioWare
Além disso, a BioWare passou por uma reestruturação em 2024, focando seus esforços como um estúdio de um único jogo, com a equipe remanescente se dedicando ao desenvolvimento de Mass Effect 5, outro título aguardado do gênero RPG.
Com a experiência relatada, o caso BioWare evidencia a complexidade da gestão e o impacto da cultura corporativa na produção de jogos, um tema cada vez mais presente na cultura geek e no universo dos games.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)