- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Diagram-based language otimiza sistemas coordenados com AI

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram uma nova linguagem baseada em diagramas para otimizar modelos de deep learning. Este avanço promete simplificar a coordenação de sistemas complexos de IA, tornando o processo de otimização mais visual e sistemático.

Contexto da pesquisa

A pesquisa do MIT, conduzida no Laboratory for Information and Decision Systems (LIDS), foca em algoritmos de deep learning — base de modelos de inteligência artificial como grandes modelos de linguagem (LLMs) e geradores de imagens. Deep learning manipula dados por meio de múltiplas operações matriciais, atualizando bilhões de parâmetros durante o treinamento, o que torna o custo computacional elevado. A otimização destes modelos, considerando consumo energético e memória, é um desafio crítico para desenvolvimento eficiente.

“Desenvolvemos uma nova linguagem para falar sobre esses sistemas”
(“We designed a new language to talk about these new systems.”)

— Gioele Zardini, Professor, MIT LIDS

Método proposto

O método utiliza a teoria das categorias para representar os componentes dos algoritmos e suas interações em diagramas visuais, chamados “diagramas monoidais de cordas”. Essa abordagem permite mapear formalmente a arquitetura dos algoritmos, incluindo fatores como consumo de energia e alocação de memória. A novidade está em relacionar visualmente algoritmos com execução paralela em GPUs, facilitando a otimização de processos como a atenção (attention), fundamental para modelos de linguagem.

“Diagrams can both represent a function, and then reveal how to optimally execute it on a GPU.”
(“Em diagramas, é possível representar uma função e depois revelar como executá-la de forma ótima em uma GPU.”)

— Vincent Abbott, Doutorando, MIT LIDS

Resultados e impacto

A aplicação da nova linguagem ao algoritmo FlashAttention, que otimizou a atenção em deep learning com ganho de até seis vezes em velocidade após quatro anos de desenvolvimento, mostrou que é possível derivar essa otimização de forma simples e rápida, “em um guardanapo”. A abordagem aumenta a clareza na relação entre algoritmo e consumo computacional, abrindo caminho para automação de descobertas de melhorias em software de IA.

“Este método permite que a otimização seja derivada muito rapidamente, em contraste com os métodos atuais.”
(“This method allows for optimization to be really quickly derived, in contrast to prevailing methods.”)

— Vincent Abbott, Doutorando, MIT LIDS

O próximo passo envolve o desenvolvimento de software que detecte automaticamente melhorias em códigos enviados por pesquisadores, propondo versões otimizadas. A técnica também facilita o co-design entre hardware e software de sistemas computacionais.

A pesquisa, publicada na Transactions of Machine Learning Research, representa uma contribuição significativa para o campo do machine learning e deep learning, destacando a junção entre matemática abstrata e computação aplicada.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!