
São Paulo — InkDesign News — As recentes demissões na King, desenvolvedora de jogos como Candy Crush, levantaram preocupações sobre o impacto da Inteligência Artificial (IA) na cultura geek e no mercado de games. Com a Microsoft investindo pesadamente em tecnologia de IA, ex-funcionários relatam um clima de incerteza.
Lançamento e features
A King, famosa por títulos como Candy Crush e Farm Heroes Saga, anunciou a demissão de 200 funcionários, enquanto a companhia se volta para o uso de ferramentas de IA para otimização de jogos. “A maior parte do design de níveis foi eliminada, o que é inacreditável, já que passamos meses desenvolvendo ferramentas para criar níveis mais rapidamente”, relatou um membro da equipe de Farm Heroes Saga.
(“Most of level design has been wiped, which is crazy since they’ve spent months building tools to craft levels quicker.”)
— Membro da equipe, King
Recepção e audiência
De acordo com relatórios, os jogadores investem cerca de US$ 9 milhões por semana apenas em Candy Crush. Com uma base de usuários que se estende por milhões, o título aproveita sistemas de IA para ajustar a dificuldade e melhorar a experiência do jogador. A diretora de IA Labs, Sahar Asadi, comentou sobre a metodologia de testes com bots: “Antes de lançarmos um nível, deixamos os bots jogarem e analisamos estatísticas como a dificuldade e quantas vezes o nível precisou ser “resetado”.
(“Before we release a level, we let the bots play that level and we get insights–are there any shuffles? How difficult was this level?”)
— Sahar Asadi, Diretora de IA Labs, King
Tendências e mercado
O movimento da Microsoft ao demitir cerca de 9.000 funcionários, abrangendo divisões de jogos, marca uma mudança significativa no mercado. As decisões da empresa são guiadas pela eficiência e por um forte foco em IA. “É absolutamente revoltante que ferramentas de IA estejam substituindo pessoas, mas tudo gira em torno de eficiência e lucros”, afirmou um funcionáiro da King.
(“The fact AI tools are replacing people is absolutely disgusting but it’s all about efficiency and profits.”)
— Funcionário, King
Enquanto a indústria se prepara para eventos futuros, incluindo novas DLCs e atualizações de jogos, a tendência de automação através da IA deve continuar a ser debatida. O GDC 2024, que ocorrerá em breve, promete ser uma plataforma relevante para discutir o papel crescente da IA no desenvolvimento de jogos.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)