- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Descoberta de novo dinossauro semelhante a aves no Japão

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Paleontologistas identificaram uma nova espécie de dinossauro dromaeossaurídeo a partir de um esqueleto quase completo e articulado encontrado na Mongólia nos anos 2000. O novo dinossauro, chamado Shri rapax, viveu durante a idade Campaniana do período Cretáceo, entre 75 e 72 milhões de anos atrás.

Contexto da descoberta

A nova espécie pertence ao grupo dos terópodes semelhantes a aves conhecido como Dromaeosauridae. Julie Cau e sua equipe ressaltam que esse clado inclui dinossauros de pequeno a médio porte conhecidos por sua presença em diversos lugares, como América do Norte, Ásia e Europa.

O Shri rapax é apenas a segunda espécie de seu gênero; a primeira, Shri devi, foi descrita em 2021. “Dromaeosauridae é um clado de dinossauros terópodes conhecidos a partir de várias unidades do Cretáceo” declarou Andrea Cau.

Métodos e resultados

Os paleontologistas analisaram várias características derivadas no crânio, nas vértebras e no esqueleto do espécime. O Shri rapax apresenta uma combinação peculiar de características vertebrais e pélvicas, além de mãos excepcionalmente robustas. “O aspecto mais incomum do Shri rapax é a excepcional robustez da mão”, explicaram os pesquisadores.

“Quando escalonados para o mesmo comprimento, todos os elementos do pollex são aproximadamente 150% transversamente mais robustos do que os elementos homólogos em outros dromaeosaurídeos do Djadokhta”
(“When scaled to the same length, all elements of the pollex are approximately 150% transversely more robust than the homologous elements in other Djadokhtan dromaeosaurids.”)

— Andrea Cau, Paleontólogo, Equipe de Pesquisa

Acredita-se que o esqueleto quase completo foi encontrado na Formação Djadokhta, na Mongólia, embora sua exata localização seja desconhecida devido a questões de coleta ilegal antes de 2010. Documentação associada sugere que o espécime pode ter origem em Ukhaa Tolgod, na Mongólia.

Implicações e próximos passos

Os pesquisadores sugerem que a robustez das mãos do Shri rapax pode indicar adaptações para capturar presas maiores devido a interações frequentes com ceratópsios. “Se assumirmos que Shri rapax compartilhou o comportamento predatório de seu parente próximo Velociraptor mongoliensis, suas proporções mais robustas indicam que estava melhor adaptado a alvo presas maiores e mais robustas” afirmaram os cientistas.

Um artigo detalhando essa descoberta foi publicado em 13 de julho de 2025 na revista Historical Biology.

A nova descoberta poderá direcionar futuras pesquisas sobre a diversidade dos dinossauros dromaeosaurídeos e sua relação com o comportamento predatório.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!