- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Descoberta de assentamento samaritano de 1.600 anos em Israel

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) descobriram as ruínas de uma antiga propriedade agrícola no local de Kh. Kafr Ḥatta, em Kafr Qasim, no centro de Israel.

Contexto da descoberta

O sítio arqueológico de Kh. Kafr Ḥatta é mencionado em fontes históricas como o local de nascimento de Menander, um famoso mágico samaritano. Os pesquisadores apontam que o tamanho e a esplendor dos edifícios encontrados, juntamente com a qualidade dos pisos de mosaico, refletem a grandiosidade da comunidade samaritana local ao longo dos anos.

Métodos e resultados

Durante as escavações, foi descoberto um magnífico piso de mosaico, ricamente decorado com padrões geométricos e imagens vegetais, como uvas, tâmaras e melancias. “Ao lado de seu medalhão central, folhas de acanto se combinam com decorações raras de frutas e vegetais” (

“As folhas de acanto se combinam com decorações raras de frutas e vegetais”
(“Alongside its central medallion are acanthus leaves combined with rare decorations of fruits and vegetables.”)

— Alla Nagorsky, Arqueóloga, IAA

).

Além disso, foi identificado um lagar de azeite, um amplo armazém e um miqveh (banho de purificação público). O layout do lagar de azeite, considerado mais típico da região de Jerusalém, revela engenhosidade na produção de óleo em pureza, com duas áreas de produção distintas.

Implicações e próximos passos

A descoberta sugere que, embora a propriedade tenha passado por transformações e declínios, ela continuou em uso e manteve sua identidade samaritana, conforme evidenciado pelas lâmpadas de óleo samaritana encontradas. “O que torna este sítio particularmente interessante é que, ao contrário de outros lugares samaritana que foram destruídos, a propriedade agrícola em Kafr Qasim manteve sua função e características” (

“A propriedade agrícola manteve sua função e características”
(“the agricultural estate in Kafr Qasim actually continued in use, and even preserved its Samaritan identity”).

— Daniel Leahy Griswold, Arqueólogo, IAA

).

As mudanças observadas nos edifícios estão ligadas a revoltas samaritana sob o domínio bizantino, que resultaram em alterações significativas na estrutura e uso do local. O efeito de tais transformações será investigado em pesquisas futuras para ampliar a compreensão da história e cultura samaritana ao longo dos séculos.

A preservação desse sítio pode oferecer insights valiosos sobre a convivência e as práticas culturais de comunidades antigas, além de enriquecer o conhecimento sobre a herança samaritana.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!