
São Paulo — InkDesign News — Um novo estudo na interseção de machine learning e inteligência artificial está transformando a forma como os educadores abordam o ensino e a aprendizagem. Especialistas sugerem que técnicas de IA podem ser integradas ao currículo, ajudando estudantes a desenvolver habilidades críticas essenciais para o futuro.
Contexto da pesquisa
Com o aumento da adoção de AI nas áreas de negócios e educação, a Universidade de Wisconsin-Stout lançou um projeto piloto para explorar o Microsoft 365 Copilot. De acordo com a McKinsey, “78% dos participantes afirmaram que suas organizações usam AI em pelo menos uma função de negócios” (78% of respondents said their organizations use AI in at least one business function)— Nome, Cargo, Instituição. O objetivo é preparar os alunos para um mundo cada vez mais automatizado e dependente de tecnologia.
Método proposto
A pesquisa focou na utilização do Copilot for Business em um curso de tecnologia empresarial. Os alunos foram incentivados a usar a ferramenta para realizar tarefas como resumir reuniões e revisar trabalhos acadêmicos. A abordagem visou não apenas ensinar o uso da ferramenta, mas também promover uma reflexão crítica sobre as informações geradas, penalizando a dependência excessiva de AI.
Resultados e impacto
Os resultados preliminares mostram que “os alunos passaram rapidamente de curiosidade a confiança” (Many of them had already experimented with tools such as ChatGPT and Google Gemini)— Nome, Cargo, Instituição. Os estudantes relataram que a ferramenta economizou tempo em atividades como “gerar resumos que puderam revisar após uma reunião” (by generating summaries they could review after a meeting)— Nome, Cargo, Instituição. Contudo, enfrentaram desafios ao escrever prompts eficazes e notaram a ocorrência de “alucinações” — informações imprecisas geradas pela AI.
As métricas de avaliação de desempenho incluíram a análise de trabalhos acadêmicos revisados com a ajuda da IA e a comparação entre resultados antes e após o uso da ferramenta. O projeto também destacou a importância da verificação crítica das informações geradas.
O próximo passo envolve a contínua expansão do uso de ferramentas de AI no currículo, com o objetivo de desenvolver a literacia em IA e aplicar essas tecnologias de forma ética e responsável. A discussão sobre o impacto da AI na aprendizagem continua relevante, pois educadores buscam maneiras de equilibrar originalidade e eficiência.
Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)