
São Paulo — InkDesign News — Dorival Júnior iniciou sua trajetória no Corinthians com duas vitórias consecutivas, um feito que traz alento ao treinador após uma passagem conturbada pela seleção brasileira. O técnico, que chegou ao clube paulista recentemente, adota uma postura de cautela em relação ao seu trabalho, enfatizando a necessidade de tempo e adaptação.
Desenvolvimento do jogo
Na Neo Química Arena, Corinthians apresentou mudanças táticas que evidenciaram a versatilidade do elenco. Dorival optou por aproveitar atletas que não vinham tendo espaço na equipe anterior, como Igor Coronado, autor de um dos gols na vitória sobre o Internacional. O treinador declarou que prefere identificar as qualidades do grupo antes de estabelecer um sistema fixo: “De um modo geral, a grande função do treinador e sua comissão técnica é provocar no atleta uma situação como essa, em que você apresente sugestões, desenvolva com trabalhos e o dia-a-dia, e se aplique durante os jogos.”
“Alguns jogadores não vinham sendo aproveitados – o que é um fato normal, eu respeito as posições de cada comissão técnica que esteja trabalhando. Mas alguns não vinham sendo aproveitados. Em todas as equipes, eu me adaptei à equipe. Nunca chego com sistema pré-estabelecido.”
— Dorival Júnior, técnico do Corinthians
Destaques e estatísticas
Dorival igualou o recorde do técnico Cuca no que diz respeito ao número de clubes dirigidos na Série A desde o início da era dos pontos corridos, totalizando 16 equipes. Esse feito destaca a regularidade e a resiliência de sua carreira no futebol nacional. Com um vasto currículo de conquistas, entre elas a Libertadores da América pelo Flamengo em 2022 e múltiplas Copas do Brasil, Dorival é reconhecido por conseguir resultados tanto em equipes tradicionais quanto em situações adversas, como evitar rebaixamentos.
“Eu fico muito feliz porque, em cada equipe que nós trabalhamos, alguma coisa ficou marcada. Prova que já voltamos em várias equipes grandes do futebol brasileiro, por duas, até três vezes. E isso, para mim, é marcante.”
— Dorival Júnior, técnico do Corinthians
Repercussão e próximos passos
Apesar das duas vitórias iniciais, Dorival ressalta que o trabalho está apenas começando e destaca a dificuldade de estabelecer processos duradouros no futebol brasileiro, marcado pelo imediatismo. Ele enfatiza a importância de respeitar os períodos de recuperação física dos atletas devido à intensa frequência de jogos, especialmente durante maio, com o Corinthians enfrentando até dez partidas no mês.
“Infelizmente, nós trabalhamos com imediatismo e isso acontece em todos os nossos clubes. Isso vem penalizando, na minha concepção, o futebol brasileiro.”
— Dorival Júnior, técnico do Corinthians
A equipe, segundo o técnico, está em fase de ajustes para retomar a confiança de todo o elenco e buscar resultados consistentes nos próximos jogos, dando esperança à torcida por uma temporada de estabilidade e conquistas.
Fonte: (CNN Brasil – Esportes)