
São Paulo — InkDesign News — A evolução dos controles de jogos é um tema relevante na cultura geek, especialmente com as inovações em design e funcionalidade que visam aprimorar a experiência do jogador. Um projeto recente do YouTuber PyottDesign sugere um futuro promissor para os gamepads, que se mantém estáticos desde o DualShock original de 1997.
Lançamento e features
O novo controlador chamado “Valence Gyro Touch” se baseia em conceitos do projeto anterior “Ultimate FPS” de PyottDesign. Este novo modelo preserva uma forma familiar, mas integra um mouse wheel e um touchpad em locais mais ergonomicamente favoráveis. A inovação permite a utilização de técnicas de “mixed input” para oferecer gyroscope e a precisão do movimento que se compara à de um mouse, mantendo a funcionalidade de um joystick para locomoção.
Recepção e audiência
Os desenvolvimentos no design dos controles têm gerado grande interesse em comunidades de gamers e no mercado de e-sports. PyottDesign comenta sobre o potencial do Valence em se tornar uma ferramenta de alto desempenho: “Estou realmente animado para ver como posso aprimorar meu nível de habilidade com ele.” (“I’m really excited to see how [he] can push [his] skill level with it.”) A adoção deste controle destaca a demanda por inovações que visam aumentar a imersão e a precisão nas mecânicas de jogo.
Tendências e mercado
O uso de novos métodos de controle pode reconfigurar a indústria, criando experiências de jogo mais ricas e complexas. Atualmente, muitos jogos são limitados ao design tradicional de controle, mas a ideia de um controlador que possa se assemelhar a um volante de Fórmula 1 abre possibilidades. A interação em first-person shooters e em outros gêneros poderia evoluir, permitindo um nível de complexidade sem precedentes. À medida que desenvolvedores e designers de hardware exploram essas opções, a expectativa é que novas mecânicas de controle possam atrair mais jogadores, aprimorando a audiência e horas de jogo avaliadas em bilhões.
O futuro dos controles parece estar se movendo em uma direção que prioriza a modularidade e a variedade de inputs, com um foco crescente em mecânicas que desafiem a maneira tradicional de interação com os games. Eventos futuros e lançamentos como DLCs prometem trazer mudanças significativas à indústria de jogos.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)