
São Paulo — InkDesign News — O universo dos games e da cultura geek foi recentemente agitado com o lançamento de No Sleep for Kaname Date, o mais novo título da série AI: The Somnium Files. Este spin-off, que se passa entre os dois primeiros jogos da franquia, promete desafios intrigantes aos jogadores.
Lançamento e features
Lançado em 25 de julho para Nintendo Switch e PC, No Sleep for Kaname Date apresenta Kaname Date como protagonista, que deve resgatar a idol Iris após seu sequestro por um UFO. O jogo consiste em cinco capítulos e diversos “dead-end” endings. As mecânicas de escape room foram implementadas, semelhante ao trabalho anterior de Uchikoshi na série Zero Escape. “A experiência é elevada por enigmas que são essenciais para a progressão narrativa”, explica a equipe de desenvolvimento.
Recepção e audiência
O jogo é considerado mais curto do que seus predecessores, com uma média de 12 a 15 horas de jogabilidade. Além disso, jogadores podem explorar “Somniums”, que são puzzles temporizados que acrescentam à dinâmica do jogo. “Ao explorar cada item, você desbloqueia ‘eyeballs’, uma moeda do jogo que permite acessar conteúdos extras após completar a campanha principal”, destaca a desenvolvedora. Este sistema de desbloqueio atraí jogadores em busca de mais desafios, mesmo após a conclusão do jogo.
Tendências e mercado
Apesar de No Sleep for Kaname Date estar disponível exclusivamente no Switch e Steam, o interesse por jogos no estilo narrativo tem crescido. Observando a trajetória de outros títulos da Spike Chunsoft, como Master Detective Archives: Rain Code, há grandes chances de que o jogo chegue a outras plataformas no futuro. “Embora atualmente não tenhamos anúncios para PlayStation ou Xbox, a possibilidade permanece em aberto”, conclui a equipe.
O impacto de No Sleep for Kaname Date no cenário atual de games, especialmente dentro do nicho de aventuras narrativas e puzzles, poderá ser sentido em futuros lançamentos, além de criar um novo padrão para jogos semelhantes.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)