
São Paulo — InkDesign News — A crescente implementação de sistemas de inteligência artificial (IA) na indexação de conteúdo online suscita preocupações sobre os direitos de monetização e a atribuição de créditos aos criadores, segundo especialistas da Cloudflare.
Contexto da pesquisa
O debate sobre a ética da utilização de dados online por modelos de IA ganha novo impulso com a revelação de que muitas empresas de IA estão utilizando dados sem o devido crédito, prejudicando o potencial de rendimento de criadores de conteúdo e publicadores. Historicamente, motores de busca têm seguido um acordo tácito, onde podiam indexar conteúdo à condição de direcionar tráfego para os sites originais. Porém, essa dinâmica está mudando. Will Allen, chefe de privacidade e controle de IA da Cloudflare, destaca essa transição em um e-mail à MIT Technology Review.
Método e resultados
A Cloudflare desenvolveu um sistema que permite que seus clientes controlem a forma como seus sites são acessados por crawlers de IA, permitindo a recusa ou permissão de acesso para diferentes estágios do ciclo de vida da IA, como treinamento e inferência. De acordo com a empresa, seus clientes podem definir um custo para que esses bots acessem suas páginas, aumentando assim a transparência e o controle sobre suas publicações digitais. Além disso, a Cloudflare possui um sistema de verificação de bots que permite que crawlers se identifiquem e expliquem suas intenções de acesso aos sites.
Implicações e próximos passos
As implicações desse novo protocolo vão além do simples controle de acesso; envolvem questões éticas sobre como a IA utiliza e se apropria de conteúdos sem compensação. Prashanth Chandrasekar, CEO do Stack Overflow, reiterou a necessidade de que plataformas comunitárias sejam compensadas por suas contribuições:
“As plataformas que alimentam LLMs devem ser compensadas para que possam reinvestir em suas comunidades.”
(“Community platforms that fuel LLMs should be compensated for their contributions so they can invest back in their communities.”)— Prashanth Chandrasekar, CEO, Stack Overflow
Em um cenário onde crawlers desonestos se aproveitam da boa-fé, a Cloudflare afirmou que usará sua experiência em ataques de negação de serviço (DDoS) para identificar e bloquear essas ameaças.
A implementação dessas medidas visa não apenas proteger os criadores de conteúdo, mas também promover uma relação colaborativa entre empresas de IA e produtores de conteúdo. A iniciativa da Cloudflare representa um importante passo em direção a um futuro mais ético, onde o uso de dados é mais justo e compensável.
O potencial impacto dessas mudanças no ecossistema digital pode ser significativo, trazendo novas formas de monetização e garantindo que os criadores sejam adequadamente reconhecidos. À medida que a tecnologia avança, a forma como interagimos com os dados online precisa evoluir, equilibrando inovação com ética e justiça.
Fonte: (MIT Technology Review – Artificial Intelligence)