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Educação

Cieps celebram 40 anos de contribuição para a educação

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Rio de Janeiro — InkDesign News — Nos 40 anos de criação dos Centros Integrados de Ensino Público (Cieps), a educação no Brasil ainda reflete as inovações pedagógicas e as discussões sobre a oferta de ensino integral e de qualidade, em um contexto de mudanças sociais e políticas.

Contexto educacional

Os Cieps, idealizados na década de 1980, surgiram como uma resposta à demanda por uma educação pública de qualidade no Brasil, especialmente após o processo de redemocratização. Com mais de 500 unidades no estado do Rio de Janeiro, os Cieps introduziram o modelo de escola em tempo integral, oferecendo atendimentos médicos, odontológicos e refeições. Apesar das transformações ao longo dos anos, a proposta pedagógica original ainda inspira políticas educacionais contemporâneas.

Políticas e iniciativas

O Programa Escola em Tempo Integral, instituído no nível nacional, busca expandir o acesso a essa modalidade, almejando 3,2 milhões de matrículas até 2026. A educadora Lia Faria enfatizou:

A educação integral é colocada hoje como prioridade. Essa discussão não existia antes dos Cieps
(“The integral education is placed today as a priority. This discussion did not exist before the Cieps”)

— Lia Faria, Professora, UERJ

Os Cieps continuam a servir como modelo para outras iniciativas educacionais, como os Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), que buscam integrar práticas pedagógicas inovadoras.

Desafios e perspectivas

Ainda assim, obstáculos como desigualdade no acesso ao ensino e infraestrutura deficitária dificultam uma implementação uniforme do modelo de educação integral. A secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, observa que:

Mesmo que a escola ofereça um cardápio diferenciado, gostoso, atrativo, nós não conseguimos construir a consciência coletiva entre a população de que a educação integral é necessária
(“Even if the school offers a differentiated, tasty, attractive menu, we cannot build a collective awareness among the population that integral education is necessary”)

— Roberta Barreto, Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Para o futuro, a promoção de parcerias e o fortalecimento do engajamento comunitário são vistas como passos cruciais para garantir que a educação integral alcance sua plena efetividade.

A celebração dos Cieps não apenas remete ao seu legado histórico, mas também à necessidade atual de se reafirmar o direito à educação de qualidade como um pilar fundamental na construção da sociedade.

Fonte: (Agência Brasil – Educação)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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