
Rio de Janeiro — InkDesign News — Nos 40 anos de criação dos Centros Integrados de Ensino Público (Cieps), a educação no Brasil ainda reflete as inovações pedagógicas e as discussões sobre a oferta de ensino integral e de qualidade, em um contexto de mudanças sociais e políticas.
Contexto educacional
Os Cieps, idealizados na década de 1980, surgiram como uma resposta à demanda por uma educação pública de qualidade no Brasil, especialmente após o processo de redemocratização. Com mais de 500 unidades no estado do Rio de Janeiro, os Cieps introduziram o modelo de escola em tempo integral, oferecendo atendimentos médicos, odontológicos e refeições. Apesar das transformações ao longo dos anos, a proposta pedagógica original ainda inspira políticas educacionais contemporâneas.
Políticas e iniciativas
O Programa Escola em Tempo Integral, instituído no nível nacional, busca expandir o acesso a essa modalidade, almejando 3,2 milhões de matrículas até 2026. A educadora Lia Faria enfatizou:
A educação integral é colocada hoje como prioridade. Essa discussão não existia antes dos Cieps
(“The integral education is placed today as a priority. This discussion did not exist before the Cieps”)— Lia Faria, Professora, UERJ
Os Cieps continuam a servir como modelo para outras iniciativas educacionais, como os Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs), que buscam integrar práticas pedagógicas inovadoras.
Desafios e perspectivas
Ainda assim, obstáculos como desigualdade no acesso ao ensino e infraestrutura deficitária dificultam uma implementação uniforme do modelo de educação integral. A secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, observa que:
Mesmo que a escola ofereça um cardápio diferenciado, gostoso, atrativo, nós não conseguimos construir a consciência coletiva entre a população de que a educação integral é necessária
(“Even if the school offers a differentiated, tasty, attractive menu, we cannot build a collective awareness among the population that integral education is necessary”)— Roberta Barreto, Secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro
Para o futuro, a promoção de parcerias e o fortalecimento do engajamento comunitário são vistas como passos cruciais para garantir que a educação integral alcance sua plena efetividade.
A celebração dos Cieps não apenas remete ao seu legado histórico, mas também à necessidade atual de se reafirmar o direito à educação de qualidade como um pilar fundamental na construção da sociedade.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)