
Lagos — InkDesign News — A Chowdeck, startup de entrega de alimentos baseada em Lagos, arrecadou US$ 9 milhões em uma rodada de financiamento Série A para expandir sua estratégia de comércio rápido e entrar em mais cidades na Nigéria e em Gana. A empresa, que já se mantém lucrativa enquanto navega em um mercado conhecido por sua baixa margem de lucro, tem atraído investimentos de várias fontes respeitáveis.
Financiamento
A rodada de financiamento foi liderada pelo Novastar Ventures, com a participação de Y Combinator, AAIC Investment, Rebel Fund, entre outros. Os investidores confiam na capacidade da equipe de unir expertise em mercados locais com execução eficaz.
“Estamos entusiasmados com esta rodada, pois nos aproxima da nossa visão de nos tornarmos o principal super app da África”, disse o CEO e cofundador Femi Aluko.
— Femi Aluko, CEO, Chowdeck
Modelo de negócios
Fundada em outubro de 2021 por Aluko, Olumide Ojo e Lanre Yusuf, a Chowdeck opera atualmente em 11 cidades na Nigéria e em Gana, atendendo a 1,5 milhão de clientes com uma rede de mais de 20.000 entregadores. A média do sistema logístico da empresa é de 30 minutos por pedido, e em áreas densas, mais da metade das entregas é feita por bicicleta. Em 2024, o valor das refeições entregues pela Chowdeck cresceu mais de seis vezes em relação ao ano anterior.
Expansão e estratégia
Os novos recursos serão alocados para a implementação de comércio rápido, que envolve entregas ultrarrápidas apoiadas por uma rede de dark stores e centros logísticos hiperlocais. A empresa planeja abrir 40 dark stores até o final deste ano e 500 até o final de 2026, com duas a três novas lojas sendo inauguradas a cada semana.
“Nosso planejamento é entrar em novas cidades com a expectativa de atingir o equilíbrio financeiro em poucas semanas”, afirmou Aluko.
— Femi Aluko, CEO, Chowdeck
Cenário do mercado
A Chowdeck se destaca em um mercado onde grandes players têm se afastado ou reduzido suas operações na África. Enquanto isso, a startup se aprofundou nas complexidades dos mercados locais, entregando refeições típicas e construindo confiança com os clientes. Além disso, a empresa adquiriu a Mira, uma provedora de software de pontos de venda para o setor de alimentos e hospitalidade, para otimizar suas operações.
O foco em soluções locais é uma característica proeminente do modelo da empresa. O primeiro trimestre de operação em Gana resultou em mil pedidos diários, sem necessidade de publicidade paga. A Chowdeck visa quintuplicar esse volume até o final de setembro de 2025.
O próximo passo da Chowdeck inclui a continuidade de sua expansão e potencialmente uma abertura de capital no futuro, dependendo do crescimento contínuo e da aceitação do mercado.
Fonte: (TechCrunch )