
São Paulo — InkDesign News — O neobank Chime, conhecido por sua abordagem inovadora no setor de fintechs, recentemente fez história ao levantar US$ 864 milhões em seu IPO, com ações precificadas a US$ 27. Essa cifra deu à empresa uma capitalização de mercado inicial de cerca de US$ 9,8 bilhões, embora ainda esteja abaixo da sua última avaliação privada, de US$ 25 bilhões.
Rodada de investimento
A resposta dos investidores foi positiva, impulsionada por números financeiros significativos. Chime reportou US$ 1,3 bilhões em receita em 2023 e US$ 1,7 bilhões em 2024. As perdas da companhia foram reduzidas de US$ 203 milhões em 2023 para US$ 25 milhões em 2024 e, surpreendentemente, Chime se tornou lucrativa no primeiro trimestre de 2025, ao registrar US$ 13 milhões de lucro líquido em US$ 519 milhões de receita. Contudo, a empresa alertou que a lucratividade pode não ser mantida enquanto investe em crescimento.
“No início de 2016, estávamos tentando arrecadar uma extensão de nossa Série A e apresentamos a 100 investidores, e recebemos 100 ‘não’.”
— Ryan King, Co-fundador, Chime
API e integração
Chime tem se posicionado como uma alternativa aos bancos tradicionais, focando em um modelo financeiro acessível para a classe trabalhadora, garantindo que não haja taxas como as de descoberto. Nos bastidores, a empresa enfrentou desafios significativos, como cortes de custos em 2022 e uma disputa com reguladores em 2021 que impedia seu uso da palavra “banco.”
“Ela realmente apostou em Chris e em mim, e acreditou na nossa paixão e atitude.”
— Ryan King, Co-fundador, Chime
Regulação
A trajetória da Chime não foi fácil, especialmente quando quase falhou antes mesmo de levantar uma Série B. Um dos pontos críticos foi quando a única investidora a acreditar na proposta foi Lauren Kolodny, que liderou a extensão de US$ 9 milhões. Essa injeção de capital foi crucial para a sobrevida da fintech, permitindo que a empresa se estruturasse para o crescimento futuro.
Nos próximos passos, a Chime irá focar na expansão de sua base de clientes e no desenvolvimento contínuo de suas soluções financeiras, visando atrair um número crescente de clientes através de sua proposta de valor diferenciada.
Fonte: (TechCrunch – Fintech & Pagamentos)