- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Chile e Uruguai suspendem compra de frango do Brasil

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O Chile e o Uruguai decidiram suspender, temporariamente, as importações de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação comercial de aves no país. A decisão se alinha a protocolos sanitários internacionais, levando em conta a segurança alimentar e a saúde pública.

Panorama econômico

O cenário global enfrenta desafios significativos, com a inflação persistente e as políticas monetárias variando entre países. A recente suspensão das importações de frango do Brasil por países como Chile e Uruguai reflete não apenas preocupações sanitárias, mas também o impacto das decisões de política fiscal em cadeias de suprimento e comércio exterior. A gripe aviária já havia resultado em medidas similares por Argentina, China e União Europeia, ressaltando a fragilidade do comércio internacional de produtos avícolas neste contexto.

Indicadores e análises

As exportações de carne de aves do Brasil para os cinco mercados suspensos totalizaram mais de US$ 190 milhões em abril. O Ministério da Agricultura e Pecuário (MAPA) iniciou ações de contenção para controlar a disseminação da IAAP. “Estamos realizando a comunicação oficial aos entes das cadeias produtivas envolvidas”
(“We are officially communicating with the stakeholders involved”), afirmou o Ministério. O impacto no PIB do setor pode ser significativo, considerando que o Brasil é um dos maiores exportadores de frango do mundo. As expectativas de recuperação dessas exportações dependem da rápida erradicação do foco da doença.

Impactos e previsões

A suspensão afetará a indústria avícola e poderá levar ao aumento de preços para o consumidor se a oferta diminuir repentinamente. Especialistas alertam que, embora a gripe aviária possa ser controlada, a percepção negativa do consumidor pode impactar as vendas. “A doença não é transmitida a humanos pelo consumo de carne de aves nem de ovos”, ressaltou o MAPA, garantindo que não há restrições ao consumo. Contudo, a trajetória futura das exportações dependerá da recuperação do mercado e das garantias de segurança alimentar. “Não há suspensão de exportações ‘generalizadas’ de frango”, declarou o ministério, dando sinais de confiança na recuperação do setor — Nome, Cargo, Instituição.

Nos próximos meses, será crucial monitorar a evolução do cenário sanitário e as respostas do mercado às restrições impostas. As autoridades e os produtores precisam atuar rapidamente para mitigar os danos e restaurar a confiança dos parceiros comerciais.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!