
São Paulo — InkDesign News — A nova adaptação do icônico grupo de super-heróis da Marvel, Fantastic Four: First Steps, traz à tona discussões sobre o uso de CGI em personagens infantis, abordando a interseção entre games e cultura geek.
Lançamento e features
Lançado recentemente, Fantastic Four: First Steps apresenta o personagem Franklin Richards, filho de Mister Fantastic e Invisível Mulher, interpretado por um grupo de crianças reais. Em diversas cenas, o garoto é representado através de CGI, permitindo que ele interaja com outros personagens de efeitos especiais, como o Thing e Galactus.
Os efeitos visuais foram projetados para realçar os poderes cósmicos do personagem, refletindo a evolução dos efeitos gráficos em Hollywood. Os animadores utilizaram tecnologia avançada para criar uma representação realista que, ainda assim, levanta questionamentos sobre a “veracidade” visual do personagem.
Recepção e audiência
A recepção do filme tem sido mista, especialmente no que diz respeito à CGI. O trabalho foi comparado a representações digitais anteriores de personagens infantis, como Renesmee na franquia Crepúsculo. Um espectador comentou:
“A CGI traz uma sensação estranha, especialmente quando se vê um bebê totalmente digital em uma produção ao vivo”.
(“The CGI brings a weird feeling, especially when you see a fully digital baby in a live-action production.” )— Analista de Cinema, Publifilmes
Embora a ilustração digital de Franklin tenha seu charme, as reações do público indicam que a tecnologia ainda não alcançou um nível perfeito de realismo, destacando a “lacuna de realismo” que persiste nas interações entre personagens animados e atores reais.
Tendências e mercado
O uso de CGI em filmes de super-heróis para personagens jovens está se tornando uma tendência significativa na indústria, como visto com o papel de Franklin. Isso levanta discussões sobre futuras produções potencialmente explorando o mesmo conceito. O mercado de animação avança, mas o coletivo de diretores e animadores reconhece a necessidade de inovar ainda mais para proporcionar uma experiência visual fluida.
Um especialista em efeitos visuais afirmou que a tecnologia está evoluindo rapidamente:
“Pode ser que em uma década a diferença entre CGI e a realidade não exista mais.”
(“Maybe in a decade, the difference between CGI and reality won’t exist anymore.”)— Diretor de Efeitos Visuais, Estúdio X
Enquanto o hype em torno de novos lançamentos de filmes baseados em quadrinhos continua a crescer, o público aguarda um futuro com melhor integração entre personagens CGI e live-action. Próximos eventos da Marvel e DLCs de jogos baseados em super-heróis prometem manter os fãs engajados e atentos ao desenvolvimento desta tecnologia.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)