
São Paulo — InkDesign News — Samir Xaud, futuro presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), abordou em entrevista a necessidade de modernização e estruturação do futebol brasileiro durante o programa “Domingo com o Benja”, no último domingo (18).
Desenvolvimento do jogo
Xaud, que já conta com o apoio de 25 federações e 10 clubes, destacou a importância de implementar a liga de futebol e mencionou: “Um dos meus propósitos é colocar a liga para sair do papel. Acho que esse modelo de liga já deveria estar instituído dentro do futebol brasileiro” (Xaud, Candidato à presidência da CBF). Ele enfatizou a necessidade de uma maior interação entre clubes, federações e a CBF para que esse projeto possa se concretizar.
Destaques e estatísticas
Além de trabalhar na estruturação da liga, Xaud propôs uma reorganização do calendário das competições, um aspecto crítico considerando as datas apertadas que o futebol brasileiro enfrenta atualmente. Ele afirmou: “A gente pensa numa reorganização de competição para que a gente consiga não sofrer com datas” (Xaud, Candidato à presidência da CBF). O candidato também garantiu que não há intenção de extinguir os campeonatos estaduais, reconhecendo seu valor histórico e cultural.
Repercussão e próximos passos
A chapa de Xaud, intitulada “Futebol para Todos – Transparência, Inclusão e Modernização”, se compromete a enfrentar diversos desafios estruturais, como a profissionalização da arbitragem e a melhoria das condições dos gramados. A proposta inclui fortalecer o futebol feminino e garantir um ambiente inclusivo, combatendo a discriminação em todas as suas formas.
Com as eleições se aproximando, a confirmação de Carlo Ancelotti como próximo técnico da seleção brasileira e sua possível instalação no país foram também discutidas, aumentando as expectativas em torno do futuro da CBF.
O impacto de suas propostas poderá ser significativo, não apenas para a estrutura do futebol brasileiro, mas também para o engajamento das torcidas e o fortalecimento de clubes em todo o território nacional.
Fonte: CNN Brasil – Esportes