
São Paulo — InkDesign News — A fintech Brex, tradicionalmente voltada para startups, tem se reinventado ao buscar novas parcerias e expandir seu modelo de negócios. A mais recente colaboração foi com a Zip, uma startup de procurements, que promete integrar ferramentas de pagamentos e gestão de despesas para empresas.
Rodada de investimento
Desde sua fundação em 2017, a Brex angariou mais de US$ 1,5 bilhão em transações primárias e secundárias, atingindo uma avaliação superior a US$ 12,3 bilhões em 2022. Em um movimento para diversificar suas receitas, a empresa anunciou anteriormente uma expansão em sua oferta de software, visando não apenas taxas de intercâmbio, mas também receitas recorrentes. Segundo o co-fundador e CEO, Pedro Franceschi, o foco em clientes corporativos também se mostrou eficaz, com um crescimento de 70% na receita de empresas no primeiro trimestre.
API e integração
A parceria com a Zip introduz o “Brex para Zip”, que embede cartões virtuais diretamente na plataforma da Zip. Este movimento visa simplificar fluxos de trabalho de pagamentos e prevenir gastos não autorizados antes que aconteçam. “Quando você entra em uma empresa mais sofisticada, algo como a Zip realmente se destaca, pois possui um processo de procurement mais complicado,” explica Franceschi.
“Quando você é uma startup, mas não possui um fluxo de procurements complicado, então geralmente um cartão corporativo funciona. Mas quando você vai para uma empresa mais sofisticada, a Zip realmente se destaca de uma maneira diferenciada, porque você tem um processo de procurement mais complicado.”
— Pedro Franceschi, Co-fundador e CEO, Brex
Regulação
A regulação do setor de pagamentos e fintechs continua a evoluir, com a necessidade de garantir a proteção ao consumidor e a segurança das transações. A parceria entre Brex e Zip alinha-se com a tendência crescente de coopetição no setor, onde empresas competidoras colaboram para oferecer soluções mais robustas a seus clientes. Franceschi indicou que a Brex pretende ir a mercado em uma oferta pública inicial (IPO) quando estiver pronta, considerando as condições financeiras e de mercado.
Os próximos passos para a Brex incluem a ampliação de sua base de clientes corporativos, bem como a redução do burn rate, que já registrou uma diminuição de 90% ano a ano. Este movimento estratégico visa fortalecer a posição da empresa no mercado e prepará-la para um futuro IPO.
Fonte: (TechCrunch – Fintech & Pagamentos)