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Economia

Brasil pode perder R$1,3 bi em frango com suspensões no mercado

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São Paulo — InkDesign News — O Brasil enfrenta um cenário crítico após a suspensão das vendas de carne de frango para seis países, que poderá acarretar uma perda superior a R$ 1,3 bilhão mensais, devido ao primeiro caso confirmado de influenza aviária de alta patogenicidade no país.

Panorama econômico

A decisão de interromper as exportações, que afeta mercados relevantes como Argentina, China e União Europeia, segue protocolos sanitários internacionais. Esses protocolos preveem a suspensão decretada automaticamente diante da detecção de doenças graves, como a gripe aviária, que apresentam riscos significativos à saúde pública animal.

Indicadores e análises

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as exportações de carne de aves do Brasil totalizaram mais de US$ 230 milhões em abril. A China, sozinha, foi responsável por US$ 127,1 milhões desse montante. Outros mercados que também impactam o fluxo financeiro incluem o México com US$ 44 milhões e a União Europeia com US$ 35,3 milhões. “A paralisação das exportações para a China pode impedir que o Brasil deixe de vender mais de R$ 700 milhões em aves”, afirma um analista do setor.

Impactos e previsões

As consequências da suspensão são extensas. O impacto imediato se reflete na indústria avícola, que poderá enfrentar dificuldades de escoamento de produtos. Além disso, a insegurança no mercado pode levar a um aumento nos preços internos devido ao excesso de oferta. “As medidas de contenção e erradicação do foco já foram iniciadas para anular a doença e manter a capacidade produtiva do setor”, destaca o Ministério da Agricultura e Pecuária.

As projeções indicam que a recuperação do setor dependerá da eficácia das medidas de contenção e da resposta dos mercados internacionais. A comunicação com os entes das cadeias produtivas e com a Organização Mundial de Saúde Animal está sendo priorizada para evitar um cenário ainda mais prejudicial à economia nacional.

Os próximos desdobramentos dependerão da evolução da situação sanitária e das respostas dos países importadores. Medidas adicionais de mercado poderão ser necessárias, dependendo da efetividade da abordagem do governo.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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