
São Paulo — InkDesign News — A Gearbox Software anunciou oficialmente Borderlands 4, a sequência aguardada da franquia de jogos espaciais, com lançamento previsto para 12 de setembro de 2025 nas plataformas PC, PS5, Xbox Series X/S e Nintendo Switch 2. O novo título se passa no planeta Kairos, marcando uma mudança significativa do cenário original da série, após o desaparecimento da lua Elpis em Borderlands 3.
Detalhes da missão
Borderlands 4 terá como palco o planeta Kairos, um mundo controlado pelo ditador conhecido como The Timekeeper, acompanhado por um exército sintético. A narrativa se desenvolve em meio a uma rebelião popular contra o regime autoritário que domina o planeta. O mapa do jogo será dividido em quatro grandes zonas quase contínuas, ricas em conteúdo roteirizado e eventos dinâmicos aleatórios, incluindo masmorras, silos e atividades breves sujeitas a mudanças climáticas.
O elenco principal apresenta quatro “vault hunters” jogáveis, com foco inicial em Vex, uma sirena que manipula energia sobrenatural para invocar aliados como um felino roxo brilhante, e Rafa, um exo-soldado equipado com um traje experimental que habilita o uso de armas adicionais atreladas a ações específicas. O modo cooperativo suportará até quatro jogadores com jogabilidade cross-platform, oferecendo loot instanciado para cada participante, evitando a competição por recompensas.
Tecnologia e objetivos
O jogo aproveita a capacidade técnica dos consoles de última geração e PCs modernos para criar um ambiente visualmente cel-shaded, combinando uma estética colorida com elementos de comédia e alto grau de violência gráfica. As armas permanecem personalizáveis, vindo de diferentes fabricantes com atributos exclusivos e a possibilidade de ajustes nos componentes, ampliando a variedade gerada proceduralmente, excluindo as armas lendárias.
Além disso, Borderlands 4 introduz uma nova dinâmica para armas pesadas e explosivos, vinculando seu uso a cooldowns similares a habilidades em vez de munição tradicional. O sistema de progressão de habilidades também foi reformulado, proporcionando árvores de evolução independentes para as ações especiais de cada personagem. Itens de cura e buff, além da possibilidade de replay completo de missões e chefes, complementam as novidades técnicas.
“These are two of our four new vault hunters,” (“Estes são dois dos nossos quatro novos caçadores de tesouros,”)
— Gearbox Software, Desenvolvedora
Próximos passos
O estúdio prometeu revelar mais detalhes sobre os outros caçadores de tesouros nas próximas semanas, com novas informações previstas para junho. A expectativa é que o conteúdo pré-lançamento aprofunde a compreensão das mecânicas de jogo e enredo. A integração de modo split-screen local e o suporte online robusto apontam para uma experiência multiplayer versátil, enquanto o uso de veículos pessoais facilitará a exploração das vastas regiões de Kairos.
“A more ‘grounded’ take on the sci-fi universe,” (“Uma abordagem mais ‘baseada’ no universo sci-fi,”)
— Randy Pitchford, CEO da Gearbox Software
Borderlands 4 representa um avanço na série ao oferecer um cenário renovado, sistemas técnicos atualizados e uma narrativa conectada a eventos das versões anteriores, promovendo uma imersão mais profunda e um desafio contínuo para os jogadores.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)