- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Bolsas na Europa sobem com possível acordo EUA-Reino Unido e impulsionam mercado

- Publicidade -
- Publicidade -

Londres — InkDesign News — As bolsas europeias abriram em alta na manhã desta quinta-feira (08), impulsionadas pela expectativa de anúncio iminente de acordo comercial entre Estados Unidos e Reino Unido, além da avaliação por investidores das decisões de política monetária e dados econômicos regionais, incluindo inflação e taxas de juros.

Panorama econômico

O cenário global segue marcado pela perspectiva de avanços comerciais e movimentos monetários. O Reino Unido está próximo de assinar um acordo comercial com os EUA, o primeiro país a fazê-lo após Washington impor tarifas “recíprocas” às importações globais no mês anterior. A expectativa pela decisão do Banco da Inglaterra (BoE), que deve reduzir sua taxa básica de juros após mantê-la estável em março, está no radar dos investidores, especialmente diante das incertezas no comércio global.

Ontem, o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, anunciou a manutenção dos juros pela terceira vez consecutiva, citando a pressão das tarifas na inflação. De forma semelhante, os bancos centrais da Suécia e da Noruega também optaram por não alterar seus juros.

Indicadores e análises

Por volta das 6h40 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,52%, atingindo 536,23 pontos. No mesmo horário, as bolsas de Londres, Paris e Frankfurt registravam alta de 0,35%, 0,98% e 1,21%, respectivamente. Milão e Lisboa também apresentavam ganhos, de 1,02% e 0,63%. Já a bolsa de Madri permanecia estável.

Destaque especial para a AB Inbev, controladora da Ambev, que registrou lucro no primeiro trimestre superior às expectativas, refletindo-se em alta de 3,5% de suas ações em Bruxelas. Adicionalmente, a produção industrial alemã cresceu 3% em março, superando projeções econômicas.

Impactos e previsões

A assinatura do acordo comercial entre EUA e Reino Unido pode representar um marco na reconfiguração das relações comerciais após a imposição de tarifas, potencialmente aliviando incertezas no comércio bilateral. A provável redução dos juros pelo BoE, mesmo diante de um ambiente comercial incerto, sinaliza tentativa de estímulo econômico, enquanto os mantenimentos das taxas pelo Fed, Suécia e Noruega refletem cautela diante dos impactos inflacionários das tarifas.

“Anunciaremos o primeiro acordo comercial com ‘um grande país’ às 11h (de Brasília).”
(“We will announce the first trade deal with ‘a big country’ at 11 a.m. (Brasília time).”)

— Donald Trump, Presidente dos EUA

“O Fed manteve os juros pela terceira vez seguida, citando a pressão do tarifaço de Trump na inflação.”
(“The Fed held interest rates for the third consecutive time, citing Trump’s tariff pressure on inflation.”)

— CNN Brasil – Economia

Esses movimentos indicam uma fase delicada de ajustes nas políticas econômicas e comerciais globais, cujo desdobramento impactará a indústria, o consumidor e a trajetória da inflação e do crescimento econômico nos próximos meses.

O mercado permanecerá atento aos desdobramentos do acordo comercial e às decisões futuras dos bancos centrais, que poderão redefinir estratégias de investimento e expectativas econômicas globais.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!