
São Paulo — InkDesign News — A recente análise do Pew Research Center revela um movimento significativo de influenciadores de esquerda para a startup Bluesky, apesar da continuidade de sua presença na plataforma X. Com 43% dos influenciadores analisados tendo contas em Bluesky, a mudança se destaca por uma diferença acentuada entre as orientações políticas.
Financiamento
Bluesky, uma plataforma emergente de mídia social, tem atraído influenciadores, especialmente do lado progressista. A análise revela que mais da metade (51%) dos usuários criaram suas contas após as eleições presidenciais de 2024, indicando uma nova onda de adesão entre influenciadores políticos.
“Apesar do aumento em Bluesky, 82% dos influenciadores ainda mantêm contas no X, com apenas uma leve queda de 85% desde o verão de 2025.”
— Pew Research Center
Modelo de negócios
Pew observou que a adesão à Bluesky não ocorreu em detrimento da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter. A plataforma, controlada por Elon Musk, ainda retém a maior parte da audiência desses influenciadores, que continuam a postar com mais frequência no X em comparação ao Bluesky.
Com 69% das contas identitárias de esquerda migrando para Bluesky, a disparidade é clara, uma vez que somente 15% dos influenciadores conservadores tomaram a mesma decisão. O aumento na atividade de postagem no Bluesky, que subiu de 54% para 66% entre janeiro e março, sugere um crescimento gradual de interesse e engajamento.
“A movimentação de influenciadores para Bluesky não parece ter causado uma migração em massa de seguidores no X.”
— Eliane, Especialista em Mídia Digital
Próximos passos
Com o aumento contínuo de influenciadores políticos adotando Bluesky, a startup pode se expandir para novos públicos, mantendo uma presença significativa no cenário da mídia social. O futuro pode incluir um IPO à medida que crescer a base de usuários e a monetização se torna viável.
Fonte: (TechCrunch )