Blue Origin prepara segundo lançamento espacial New Glenn em late spring

Cabo Canaveral — InkDesign News —
A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, prepara uma nova missão com o foguete New Glenn no final da primavera, buscando avançar nas capacidades orbitais e repetição de voos para competir no mercado de lançamentos.
Detalhes da missão
A segunda missão do New Glenn terá como objetivo principal testar o foguete carregando cargas a uma órbita terrestre baixa (LEO), após o voo inaugural em janeiro que colocou o segundo estágio em órbita com sucesso. O foco agora está na recuperação da etapa do booster, que não conseguiu religar três dos seus motores ao retornar à Terra e tentou pousar em uma plataforma oceânica.
A análise inicial indicou falhas relacionadas ao gerenciamento de propelente e controle de vazão dos motores, segundo avaliação da Blue Origin após o voo inaugural, que gerou uma série de “sete ações corretivas” para evitar novos problemas.
“A Blue Origin identificou ‘sete ações corretivas’ durante a revisão da falha do booster, que se concentram principalmente em ‘melhorias no gerenciamento de propelente e controle de sangria do motor’.”
(“Blue Origin said it has identified “seven corrective actions” during the review of the booster failure, which mainly focus around “propellant management and engine bleed control improvements.”)— Blue Origin, Anúncio oficial
Orçamento e cronograma
O New Glenn, com seus 320 pés (98 metros) de altura, é o primeiro foguete da Blue Origin capaz de atingir a órbita terrestre. O projeto enfrentou atrasos significativos ao longo dos anos, mas a empresa continua avançando para garantir um cronograma competitivo no mercado dominado pela SpaceX. O próximo voo está previsto para o final da primavera de 2025, com foco na melhoria da reutilização do booster, um componente crítico para a redução de custos.
Resultados científicos
Embora a missão inaugural tenha sido de caráter principalmente tecnológico e de validação, a capacidade de lançar satélites para LEO e além abre portas para futuras missões científicas e comerciais que poderão usar o New Glenn. A reutilização eficiente do booster permitirá missões mais frequentes e, por consequência, mais estudos e experimentos no espaço.
O sucesso do foguete é essencial para posicionar a Blue Origin como concorrente relevante no mercado de lançamentos, cada vez mais focado em custos e repetitividade dos voos para atender demandas governamentais e privadas.
“A Blue Origin tentará outro pouso do booster durante o segundo voo de teste do New Glenn.”
(“Blue Origin said it will attempt another booster landing during New Glenn’s second test flight.”)— Blue Origin, Anúncio oficial
O próximo lançamento do New Glenn pode representar um avanço importante para a indústria espacial comercial, principalmente no que diz respeito à confiabilidade e reutilização de grandes veículos de lançamento. Além disso, o controle aprimorado do propelente e a melhoria na reentrada do booster impactarão diretamente o custo e a frequência das missões futuras.
Para mais informações sobre desenvolvimentos na exploração espacial, visite Exploração Espacial e Espaço.
Fonte: (TechCrunch – Space & Exploração)