
São Paulo — InkDesign News — O mundo dos games se movimenta com a recente entrada de Rod Fergusson na 2K Games, onde ele assumirá a liderança da franquia BioShock e da desenvolvedora Cloud Chamber, que enfrenta desafios no desenvolvimento do tão esperado BioShock 4.
Lançamento e features
Fergusson, conhecido por sua capacidade de finalizar projetos difíceis, se junta à Cloud Chamber num momento em que o desenvolvimento de BioShock 4 está estagnado. Ele declarou: “Estou profundamente grato pelo trabalho que o estúdio já fez até agora, e estou comprometido em construir um jogo BioShock do qual nos orgulhemos e que nossos jogadores amem.” (“I’m deeply grateful for the work the studio has done so far, and I’m committed to building a BioShock game we’ll be proud of and that our players will love.”)
— Rod Fergusson, Head of BioShock Franchise, 2K Games
Recepção e audiência
Após a saída de Fergusson da Blizzard, onde trabalhou no lançamento de Diablo 4, ele se volta para a Cloud Chamber, que foi criada para levar a franquia BioShock a novos patamares. O impacto inicial do desenvolvimento tem sido um desafio, especialmente após um recente feedback interno negativo que resultou em mudanças na liderança e demissões na equipe. Apesar dos obstáculos, Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, afirma que o jogo “não será cancelado” e que “vai ser lançado” (“It’s going to come out.”).
— Strauss Zelnick, CEO, Take-Two
Tendências e mercado
O mercado de jogos continua a evoluir, com a expectativa de que BioShock 4 ofereça inovações que atraiam tanto novos jogadores quanto fãs de longa data. No contexto atual, a disputa por games de narrativa e mundo aberto cresce, com títulos similares procurando capturar a atenção de uma audiência cada vez mais exigente, que passa em média 9,3 horas por semana jogando. A filosofia de Fergusson se opõe à passividade que muitas vezes envolve o desenvolvimento de jogos, enfatizando a necessidade de controle sobre prazos e escopo. Ele critica a frase “estará pronto quando estiver pronto”, dizendo que isso tira a agência da equipe (“It takes the agency away from the team.”).
— Rod Fergusson, Head of BioShock Franchise, 2K Games
Nos próximos meses, o foco na Cloud Chamber será crucial para reorientar o desenvolvimento e atender às expectativas da comunidade gamer. Eventos futuros e conteúdos adicionais em forma de DLC também estão sendo esperados como parte do plano de revitalização da franquia.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)