
São Paulo — InkDesign News — A recente vitória do grupo ZeniMax Workers United marca um avanço significativo para a indústria de games e a cultura geek, destacando a importância da união entre desenvolvedores na luta por melhores condições de trabalho.
Lançamento e features
Os mais de 300 testadores de qualidade da ZeniMax, responsáveis por franquias icônicas como Fallout e Doom, garantiram um contrato com a Microsoft que inclui aumentos de salário, mínimas salariais e procedimentos de reconhecimento. Esta conquista estabelece novos padrões em uma indústria frequentemente criticada por suas práticas laborais.
“Os videogames têm sido o titã de receita de toda a indústria de entretenimento e os trabalhadores que desenvolvem esses jogos são, muitas vezes, explorados por sua paixão e criatividade.”
(“Video games have been the revenue titan of the entire entertainment industry for years, and the workers who develop these games are too often exploited for their passion and creativity.”)— Jessee Leese, Testador de QA, ZeniMax Workers United
Recepção e audiência
A conquista do contrato será submetida à votação de ratificação no dia 20 de junho. Se aprovado, este será o primeiro acordo de negociação coletiva de uma das principais uniões de games formadas nos últimos anos. A ZeniMax é representada pela Communications Workers of America, que havia apresentado uma queixa de prática laboral injusta contra a Microsoft, implicando em uma lentidão nas negociações.
Tendências e mercado
O contrato da ZeniMax surge em um momento em que outras equipes, incluindo desenvolvedores da Blizzard e do estúdio Raven Software, estão em negociações para seus próprios acordos. Essa crescente organização no setor de games reflete uma mudança de paradigma, onde os trabalhadores buscam maior dignidade e condições justas.
“Nosso primeiro contrato é um convite para profissionais de jogos a tomarem atitude. Nós somos os que fazemos esses jogos e seremos aqueles que estabeleceremos novos padrões de tratamento justo.”
(“Our first contract is an invitation for video game professionals everywhere to take action. We’re the ones who make these games, and we’ll be the ones to set new standards for fair treatment.”)— Jessee Leese, Testador de QA, ZeniMax Workers United
Com a ratificação, o impacto dessa conquista não se limita à ZeniMax; ela pode inspirar outros desenvolvedores e equipes em busca de melhorias em suas condições de trabalho. Eventos futuros e DLCs em projetos de grande porte, como Overwatch 2 e World of Warcraft, podem ser influenciados por esta nova realidade no setor de games.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)