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AI, ML & Deep Learning

Benchmarking de métodos de reinforcement learning em tabular

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São Paulo — InkDesign News — O recente avanço em técnicas de machine learning, especialmente em aprendizado por reforço, mostrou resultados promissores com a reformulação de algoritmos clássicos, enfatizando a importância de uma estrutura de código bem definida.

Arquitetura de modelo

O novo framework utilizado para técnicas de aprendizado por reforço agora implementa métodos como Q-learning em forma de classes, proporcionando uma interface unificada para treinamento. Isso permite que métodos como act() e update() sejam facilmente acessíveis e modificados conforme necessário. Como observado, “a nova versão é mais limpa, mais geral e mais fácil de usar” (

A nova versão é mais limpa, mais geral e mais fácil de usar.
(“The new version is cleaner, more general, and easier to use.”)

— Autor, Posicionamento

).

Treinamento e otimização

O processo de treinamento foi centralizado para melhorar a eficiência, com scripts de treinamento unificados que gerenciam interações com o ambiente. Os métodos de aprendizado são testados dentro do ambiente GridWorld, onde a eficácia é medida em termos de passos de atualização até a convergência. Após a correção de erros significativos, um novo método para calcular probabilidades de ação foi implementado, que agora considera tanto valores positivos quanto negativos, utilizando uma abordagem de softmax.

Resultados e métricas

Os resultados da nova implementação mostram melhorias notáveis. Os métodos de Monte Carlo conseguiram resolver ambientes de até 25×25 com eficácia, enquanto as alterações na escolha de ações levaram a um desempenho surpreendente: “n-step Tree Backup emergiu como o melhor método geral” (

O n-step Tree Backup emergiu como o melhor método geral.
(“n-step Tree Backup emerged as the best method overall.”)

— Autor, Posicionamento

). O desempenho dos métodos TD melhorou com os ajustes nos cálculos de seleção de ações.

As correções de bugs e a padronização dos métodos demonstraram ser uma abordagem eficaz para aumentar a acurácia dos algoritmos. Isso propõe novas direções para pesquisas futuras, especialmente em contextos de jogos multi-jogador.

Próximos passos incluem testes em ambientes mais complexos, assessorando como diferentes métodos podem ser aplicados em cenários práticos, como em robótica e jogos estratégicos.

Fonte: (Towards Data Science – AI, ML & Deep Learning)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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