
Nilópolis — InkDesign News —
A quadra da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis recebeu, até o próximo sábado (26), o mamógrafo móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) para realizar, gratuitamente, exames de mamografia e ultrassonografia. A iniciativa visa proporcionar acesso a serviços de saúde essenciais para as mulheres da comunidade local.
Contexto e objetivos
A saúde da mulher no Brasil requer atenção especial, especialmente em relação ao diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e patologias na tireoide. A meta deste programa é oferecer exames de mamografia e ultrassonografia de forma acessível, com foco em mulheres de baixa renda que poderiam não ter acesso a esses serviços. A expectativa é que 480 mamografias e 140 ultrassonografias sejam realizadas até o final da ação.
Metodologia e resultados
O atendimento ocorre das 8h às 17h, por ordem de chegada, e exige que as interessadas apresentem documentação específica para realizar os exames. O mamógrafo móvel está preparado para atender até 80 mulheres por dia para mamografias e 70 senhas diárias para ultrassonografias, totalizando quatro dias de serviços gratuitos. Os resultados são entregues no mesmo dia, permitindo um acompanhamento imediato.
“É uma excelente oportunidade para as mulheres da comunidade poderem cuidar de sua saúde, devido à facilidade de acesso aos exames no mamógrafo móvel. A prevenção e o autocuidado são grandes aliados para diagnosticar uma possível doença e, se for o caso, ganhar tempo para iniciar o tratamento.”
(“É uma excelente oportunidade para as mulheres da comunidade poderem cuidar de sua saúde, devido à facilidade de acesso aos exames no mamógrafo móvel. A prevenção e o autocuidado são grandes aliados para diagnosticar uma possível doença e, se for o caso, ganhar tempo para iniciar o tratamento.”)— Claudia Mello, Secretária de Estado de Saúde
Implicações para a saúde pública
Essa ação destaca a importância da mobilização de recursos de saúde em áreas vulneráveis, além de reforçar a necessidade de políticas públicas que garantam acesso a exames de prevenção. A implementação de unidades móveis de saúde pode ser uma estratégia eficaz em abordar a disparidade no acesso a serviços preventivos, especialmente em comunidades que enfrentam barreiras financeiras e logísticas.
“A prevenção e o autocuidado são grandes aliados para diagnosticar uma possível doença e, se for o caso, ganhar tempo para iniciar o tratamento.”
(“The prevention and self-care are great allies in diagnosing a possible disease, and, if necessary, gaining time to start treatment.”)— Claudia Mello, Secretária de Estado de Saúde
As recomendações para a continuidade desta iniciativa incluem a expansão do acesso a serviços de saúde móvel e a sensibilização sobre a importância dos exames de rotina entre a população feminina, contribuindo assim para a redução da mortalidade associada a doenças que podem ser prevenidas.
Fonte: (Agência Brasil – Saúde)