- Publicidade -
- Publicidade -
Economia

Banco Mercantil reporta lucro de R$ 241 milhões no 1º tri

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — O Banco Mercantil reportou lucro líquido de R$ 241 milhões no primeiro trimestre deste ano, crescimento de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior, refletindo uma recuperação em meio a um cenário econômico desafiador.

Panorama econômico

Durante o primeiro trimestre de 2023, o Brasil enfrenta um cenário de incertezas, com inflação em alta e taxas de juros elevadas, que influenciam diretamente a atividade econômica e a confiança do consumidor. A política monetária do Banco Central tem sido um fator decisivo, tentando equilibrar o controle inflacionário e a manutenção do crescimento econômico. Em meio a esse quadro complicado, os resultados do Banco Mercantil se destacam.

Indicadores e análises

A instituição financeira registrou um crescimento expressivo na carteira de crédito, que alcançou R$ 18,983 bilhões, alta de 27% em um ano. O crédito consignado, que representa a maior parte dessa carteira, totalizou R$ 12,134 bilhões, com um aumento de 42%. A inadimplência, medida pelos atrasos superiores a 90 dias, caiu para 2,17%, uma redução de 0,4 ponto porcentual em comparação ao ano anterior. “Mais uma vez, alcançamos um resultado bastante sólido e crescente, mesmo em um cenário desafiador e de complexidades macroeconômicas”, diz em nota o CEO do banco, Gustavo Araújo. (“Once again, we achieved a solid and growing result, even in a challenging and complex macroeconomic scenario.”)

Impactos e previsões

Os resultados podem influenciar positivamente a confiança do mercado, estimulando novas contratações e investimentos no setor bancário. Com uma base de 9 milhões de clientes e um aumento de 36% nos depósitos, o banco parece estar capitalizando sobre a digitalização e a busca por atender às necessidades dos clientes de forma mais efetiva. Ao abrir 25 novas agências em 24 cidades, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, Mercantil reforça sua presença em um mercado competitivo.

“Isso é resultado de uma estratégia que sempre foi a marca do banco: a diferenciação de mercado, agora baseada na digitalização, e que busca atender o cliente no canal que for mais simples e conveniente para ele.”
(“This is the result of a strategy that has always been the hallmark of the bank: market differentiation, now based on digitalization, and aiming to meet the customer in the channel that is simplest and most convenient for them.”)

— Gustavo Araújo, CEO, Banco Mercantil

O caminho à frente dependerá da capacidade do banco em manter o crescimento e a eficiência diante de um contexto econômico que continua a evoluir, desafiando as instituições a se adaptarem. As previsões para os próximos trimestres indicam uma vigilância constante sobre as variáveis de mercado e as condições macroeconômicas.

Fonte: (CNN Brasil – Economia)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!